QUALIDADE | 14/10/2020
O futuro da indústria automotiva e o profissional da qualidade
Os novos desafios tecnológicos da indústria exigem passos adicionais na capacitação dos profissionais da qualidade
A qualidade não pode mais ser vista como diferencial. Precisa ser encarada como compromisso de qualquer empresa, que tem a obrigação de incorporar a qualidade em sua essência na rotina de processos, produtos, serviços e pessoas, independentemente das transformações que tomam sem precedentes, sobretudo, o setor automotivo.
Se essa filosofia não estiver bastante clara para os gestores e líderes, as empresas certamente terão grandes dificuldades. Embora deva estar acima de qualquer processo de mudança, isto é, ser inerente à rotina, a qualidade mais do que nunca é uma obrigação da indústria, uma vez que representa o caminho que suporta este contexto de grandes transformações.
Se a qualidade for preservada em todos os pilares e tiver alta performance, a organização terá mais facilidade para administrar qualquer processo de mudança, no entanto o sistema de gestão da qualidade precisa ser robusto o suficiente para contemplar as novas demandas e, por consequência, as alterações que forem necessárias.
Um dos grandes desafios na atualidade é a indústria 4.0. Pilares como manufatura aditiva, internet das coisas, computação em nuvem, integração de sistemas, realidade aumentada e big data modificam a organização, assim como o sistema da qualidade. As empresas devem olhar o que a indústria 4.0 traz de benefícios, mas também de alterações na forma de produzir, administrar e controlar.
Assim, a qualidade precisa andar em conjunto e apresentar desempenho 4.0 também. Com a digitalização cada vez mais intensa, auditorias de produto e processo irão passar por profundas mudanças. Consequentemente as empresas precisam se debruçar sobre esse processo de transformação da indústria 4.0 com o sistema de qualidade.
Na linha da evolução, a qualidade hoje precisa ser autoproduzida e, mais do que nunca, tem o papel de garantir a excelência da forma mais abrangente. Neste contexto, a orientação deve ser toda direcionada ao cliente, interno e externo, bem como a qualidade deve ser assegurada em todo o processo para agregação de valor e na busca da excelência operacional.
Se o sistema de gestão da qualidade não acompanhar os pilares da indústria 4.0, a empresa terá riscos, como não ter mais domínio sobre a fabricação do produto. É tanta virtualização que não acompanhar a tendência pode significar recair na burocracia do papel e controlar o produto não será mais mensurável.
Diante deste cenário, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) reforça o compromisso como entidade que tem a missão de promover a qualidade no setor por meio de certificações e homologações, treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.
* Ingo Pelikan é presidente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e
gerente sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz
Faltauma parte ou até mesmo um novo artigo citando que a qualidade se estende até os franqueados da marca!! Noas concessionárias este assunto ainda, para muitos é uma novidade!!
QUALIDADE | 14/10/2020
Os novos desafios tecnológicos da indústria exigem passos adicionais na capacitação dos profissionais da qualidade
QUALIDADE | 16/04/2020
É preciso pavimentar o caminho para conquistar o consumidor na hora da retomada
QUALIDADE | 27/01/2020
Rota 45 nasce para fomentar a evolução das oficinas e lojas de autopeças
QUALIDADE | 05/12/2019
Assunto não é mais diferencial, mas princípio básico para qualquer organização
QUALIDADE | 07/10/2019
É o Darwinismo Organizacional, que demanda adaptação das empresas automotivas
QUALIDADE | 20/05/2019
Manutenção preventiva tem impacto positivo na sociedade
QUALIDADE | 26/03/2019
Atendimento nas concessionárias em em lojas automotivas passa por revolução
QUALIDADE | 29/11/2018
Empresas não precisam esperar a legislação avançar para investir em certificação
QUALIDADE | 24/10/2018
Documento é um mapa do funcionamento das organizações
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea
12/01/2021 às 20:42
25/11/2020 às 10:00
24/11/2020 às 10:00
11/11/2020 às 11:13
11/11/2020 às 11:12
11/11/2020 às 11:11
13/10/2020 às 11:00
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea