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Opinião | Matías Fernández Barrio |

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Matías Fernández Barrio

30/09/2020

Venda de carros on-line acelera: Como adaptar a cadeia de valor?

É preciso manter o olhar atento para acompanhar as transformações impulsionadas pela pandemia

Não tem como negar que a pandemia chegou para tirar todo mundo do “modo automático”. As situações impostas pelo distanciamento físico e o impacto na economia nos obrigaram a evoluir em meses, o que demoraríamos anos em tempos “normais”.

A capacidade de se reinventar e acompanhar as novas tendências de consumo será fundamental para definir o futuro das empresas no pós-crise. Só terá chances quem estiver disposto a entender o novo cenário, as expectativas dos clientes, e dançar conforme a música.

No setor automotivo, os hábitos dos consumidores já vinham sendo questionados e sofrendo mudanças, mesmo antes do coronavírus. E tudo indica que esse movimento ganhou ainda mais força em tempos de incertezas. Falo mais especificamente da utilização de plataformas on-line para a compra de carros, já que conforto, transparência e segurança passaram a ser requisitos fundamentais neste momento de tantos desafios.

Trata-se de um público exigente, que busca novas experiências. Querem mais vídeos, reviews, fotos 360º, test-drive em casa, documentação eletrônica, além de mais canais de interação e agilidade nas respostas. E, claro, preços justos e acesso online aos estoques disponíveis das concessionárias.

De acordo com estudo realizado pela Bain & Company, o mercado de carros demorou a iniciar seu caminho rumo ao universo on-line, se comparado com outras indústrias, como a de música, vídeos, eletrônicos e produtos de escritório. Agora, diante da revolução que o mundo vem passando, é o momento de investir e acelerar este segmento no mercado digital.

A preferência pelo ambiente on-line ao presencial é uma das tendências que vão moldar a abordagem da indústria automotiva daqui para frente. A pesquisa Global Auto Pulse, realizada em diversos países, inclusive no Brasil, aponta que 18% dos consumidores entrevistados comprariam um veículo mais cedo se pudessem fazê-lo sem ter que ir a uma concessionária.

Nos últimos seis meses, identificamos um aumento de 480% de tráfego na plataforma da Karvi e de 350% no cadastro de novas concessionárias. Isso aponta para o crescimento desse segmento, mesmo diante de um mercado visivelmente em retração, se comparado aos resultados de 2019.

A pergunta que pode surgir é: como se manter otimista em meio a uma crise sem precedentes? A resposta não é tão simples, mas parte da ideia de que a indústria precisa mudar seu olhar e agir. Encontrar novas maneiras de atrair os consumidores, gerenciar os canais on e off-line de maneira eficaz, construir recursos analíticos para gerar insights, trazer os compradores para o ecossistema e adaptar a rede de concessionárias.

Quando tiramos uma fotografia da situação econômica do setor, vemos uma lenta e gradual recuperação, motivada por diversos fatores. Os números de 2020 certamente ficarão bem abaixo dos de 2019, mas há uma expectativa de retomada, que será marcada, sem dúvida, pela forma de chegar ao consumidor e os meios pelos quais essa pessoa efetivará sua compra.

O consumidor mudou e o mercado precisa acompanhar essa demanda, por meio de melhores soluções com base na digitalização. Neste cenário, os empreendedores têm um papel muito importante para ajudar na mudança de paradigma.

*Matías Fernández Barrio é CEO e cofundador da Karvi, plataforma internacional de vendas de carros.

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