Panorama | 26/02/2021
Sucesso lá fora, o SUV popular pode ser a salvação do mercado brasileiro
Modelos abaixo dos 4 metros e dos R$ 65.000 têm o potencial de fazer o mercado finalmente crescer e ainda dar ao consumidor o que ele procura
Com as vendas em queda e comprado principalmente por frotistas, o Fiat Uno pode dar adeus este ano
Fevereiro de 1993. Quem imaginaria que uma simples canetada naquele mês teria o poder de moldar todo o mercado automobilístico nas décadas seguintes. Foi a data em que se assinou o protocolo do carro popular, que baixou o IPI a 0,1% para modelos com motor 1.0. Assim, seu preço despencou e as marcas inundaram as lojas com veículos despojados de equipamentos, que se tornaram objeto de desejo dos sem-carro. O segmento de entrada explodiu: sairia de 15,5% das vendas em 1992 para 69,8% em 2001.
Fevereiro de 2021. Quase 30 anos depois, esses modelos perderam a aura de desejável. Ao contrário, os consumidores torcem o nariz para um carro pelado de equipamentos e as concessionárias evitam deixá-lo na loja. Hoje o futuro desse segmento está em perigo, ameaçado por três tendências que decretarão o fim do automóvel popular. E cada uma delas isoladamente já seria forte suficiente para causar sua morte.
1) Consumidor não quer mais comprar |
As estatísticas são reveladoras: mostram que o carro de entrada como conhecemos hoje tende a desaparecer em breve. Em 2001, os automóveis com motor de 1.000 cm³ atingiram seu auge, com 69,8% das vendas. Depois foram caindo até chegar a 33,1% em 2016. Ou seja, mais da metade do segmento derreteu.
A partir daí, porém, ele voltou a crescer. Mas nada tem a ver com o carro de entrada. Ao contrário. Foi a tecnologia do motor 1.0 turbinado que passou a equipar cada vez mais modelos, quase sempre maiores e mais equipados. Hoje se encaixam nessa categoria veículos como VW T-Cross (a partir de R$ 99.000) ou Chevrolet Tracker (R$ 92.850). Fica claro, assim, que esse parâmetro de comparação já não serve mais.
Por sorte, a Fenabrave divulga o ranking de vendas dos chamados “veículos de entrada”. Analisando os números desde 2003, temos um retrato mais apurado do quanto os carros mais baratos do Brasil estão sumindo do mapa. O gráfico abaixo já diz tudo: passaram de 49,1% em 2003 para 12,7% em 2020. Ou seja, 3/4 do segmento desapareceram. O que nos leva à segunda tendência do mercado.
2) Marcas não querem mais vender |
Não é segredo para ninguém que os fabricantes decidiram sair dos segmentos que têm pouca margem de lucro, que é o caso dos veículos pequenos e com pouco conteúdo. Trata-se de um movimento mundial.
A Ford fechou suas fábricas no Brasil por ordem da matriz, que em 2018 resolveu deixar de investir nos automóveis de passeio e centrar esforços em SUVs e picapes, que oferecem margens mais gordas.
Carlos Tavares, o novo presidente da recém-criada Stellantis (fusão entre FCA e PSA), já deixou claro que não vai sacrificar suas margens apenas para ganhar mercado.
No Brasil, a Volkswagen abriu mão de perseguir a liderança para aumentar a lucratividade de seus produtos, apostando no dinheiro fácil proporcionado pelos SUVs.
Portanto, carros pequenos e baratos não fazem mais sentido no Brasil. Até porque os que sobraram hoje são comprados muito mais por frotistas e locadoras – que muitas vezes resultam em margens negativas para as fábricas.
Em 2003, as vendas diretas representavam 47,5% no VW Gol; em 2020, disparou para 71%. A situação do Uno é ainda pior: explodiu de 53,7% para 93,6%. Sem falar do encolhimento do volume total: antes o Uno vendia 96.466 unidades e, em 2020, não passou de 22.737 – o que explica a Fiat cogitar em tirá-lo de linha este ano. Conclusão: as marcas vendem menos carros de entrada e o pouco que vende não rende dinheiro.
Até a Europa está sofrendo. Os fabricantes locais reclamam que está difícil permanecer nesse segmento: alguns preveem que ele pode desaparecer em dez anos. Não bastassem os lucros diminutos, muitos modelos não conseguirão atender aos limites de emissão impostos pela legislação antipoluição. A saída seria eletrificá-los, mas isso só faria os custos aumentarem demais num nicho sensível ao preço. O que nos leva à terceira tendência.
3) Os preços vão ficar proibitivos |
Se os consumidores já reclamam hoje do preço de carro 0 km em geral, eles podem se preparar para o que vem aí para os veículos de entrada.
O aumento da exigência do público e a inclusão de novas tecnologias para cumprir normas de segurança e emissões vão promover uma escalada de preços ainda maior nos automóveis mais baratos.
Do lado do consumidor, não para de aumentar a demanda por equipamentos de conforto que no passado eram dispensáveis. Em 2019, o ar-condicionado estava presente em 97% dos novos carros, o câmbio automático em 49% e a central multimídia em 40%.
Do lado da legislação, em 2024 o teste de impacto lateral será exigido para a homologação dos automóveis vendidos no país e vão se tornar obrigatórios controle de estabilidade, luzes de uso diurno (DRL), indicação de cintos desfivelados e ajuste de altura dos faróis.
Com limites de emissões mais rigorosos, também temos pela frente a nova fase do Proconve (equivalente ao Euro 6 adotado na Europa em 2014), prevista para 2022, mas que deve ser adiada por causa da pandemia. Ainda assim, não dá para escapar: os futuros motores terão de ser cada vez menos poluentes e, portanto, mais sofisticados e caros.
No fim das contas, a inclusão de tantos equipamentos pesará muito mais na planilha de custos dos modelos de entrada, pois esse acréscimo de conteúdo será proporcionalmente muito maior, o que acabará com seu grande atrativo: o preço. Será o fim do carro popular.
Fevereiro de 1993 nunca esteve tão distante.
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Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do portal Automotive Business; foi editor do caderno Veículos da Folha de S.Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.
Boaanálise e ao final ficam duas questões relevantes: O que é carro popular? Sim, porque os líderes de vendas ainda são os herdeiros dos carros populares, como o Onix, herdeiro do Corsa. O que acontece, e já era necessário há algum tempo, é que as montadorass estão reduzindo suas plataformas e sua oferta, pois venhamos e convenhamos o número de modelos fabricados no mercado brasileiro é excessivo de qualquer ponto de vista, pricipalmente quando se olha a escala industrial. Então, voltando ao Onix, ele é popular mas também se estende a segmentos mais altos. Faz todo sentido. A segunda questão é: o que vai comprar o consumidor do carro popular? Se este produto está se tornando mais caro, o que dizer dos segmentos mais altos como as SUVs? Voltamos à questão do conceito do que é popular. O nicho de entrada vai permanecer para os que decidirem ficar e naturalmente as margens vão se recuperar, afinal é a dinâmica de mercado: menos margem leva a redução de players, e logo a redução de players recompõe a margem (o segmento de aviação nos mostra este ciclo recorrentemente).
Fatoressim, que juntos, estão levando as montadoras a focar em SUVs e veículos com maior conteúdo (que na logística, se traduz em menor variabilidade de versões, escala de compras e maior lucro). Mas é preponderante o fato de encarecimento do veículo "popular", aliado ao aumento da desigualdade social, onde fica cada vez mais caro e inacessível, hoje na faixa dos 70mil, com pouco equipamentos. E aqueles que podem comprar, exigem mais equipamentos para um melhor custo x benefício. E o aumento de vendas para Locadoras deu-se somente pelo custo devido à isenção de IPI e ICMS, aliado à documentação em estados com menor alíquota de IPVA, com custo reduzido em cerca de 20 à 30%. E no futuro, provavelmente, teremos SUVs usados no lugar dos então populares, mas com forte depreciação, devido ao custo de manutenção devido á tecnologia embarcada.
Excelentematéria! Didática e concisa. Apenas a acrescentar que, antes da quase extinção dos modelos "populares" - qualquer modelo de entrada hoje situa-se entre 40 e 50 mil - veremos o fim dos modelos aspirados, dando lugar aos novos motores turbinados de baixa cilindrada (1.0 a 1.4), mais econômicos e mais potentes.
Háum erro do articulista quando atribui alto percentual de veículos em vendas diretas, quando considera que estes compradores são locadoras. Hoje todas as montadoras utilizam este canal para descontos altos vendendo direto para o consumidor final. Basta ver
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Ele tem espaço menor e preço maior, mas ninguém liga: os donos adoram e os fabricantes faturam mais. Após o sucesso da Volkswagen, a Fiat lançará dois modelos próprios
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Anfavea
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea
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Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Anfavea
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea