Automotive Business
  
News Mobility Now

Opinião | Paulo Braga |

Ver todas as opiniões
Paulo Braga

30/03/2021

De olho no futuro, Renault renova e fortalece a Lada

Ao lado da Dacia, marca russa faz parte de uma das unidades de negócio do grupo francês


Atual Niva Legend, repaginado, já tem sucessores programados

“Aproveite que os russos não entendem nada sobre lucro. Eles ainda fazem carros que duram pelo menos 20 anos”. Essa chamada era usada com destaque na campanha de propaganda que a Lada do Brasil utilizou para apoiar a comercialização de seus veículos no início dos anos 1990.

A ideia funcionou na época, estimulando a operação russa no Brasil, mas causando depois uma decepção com a duração dos veículos e com a manutenção técnica. Os veículos importados não eram, na realidade, aquilo que a propaganda garantia.

Hoje, depois de tantos altos e baixos da marca russa, a situação da AutoVaz, fabricante dos veículos Lada, consolida-se como uma montadora moderna, com veículos modernos e confiáveis. Absorvida pelo Grupo Renault, a AutoVaz consolida sua posição de principal marca da Rússia, com uma participação da ordem de 20%. no mercado local.

NOVA GERAÇÃO NIVA EM 2024



O avanço da empresa em direção a uma posição de fabricante automotivo competitivo, de classe mundial, levou à criação de uma unidade de negócios com a associação entre a romena Dacia e a Lada, promovendo sinergias entre as duas associadas. A nova business unit utiliza como ponto forte a plataforma CMF-B, considerada competitiva e flexível. A LADA está reforçando seu plano de produtos com quatro novos modelos até 2025, incluindo uma nova geração do Niva em 2024 e um novo veículo no segmento C-SUV.

"A ideia por trás dessa unidade de negócios é que a Dacia e a Lada permaneçam empresas separadas com suas próprias marcas, história e estratégia, mas elas se beneficiarão de uma governança mais dedicada, focada e coordenada. O mais importante é que elas estarão mais bem integradas dentro do Grupo Renault para alavancar sinergias", explicou Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada.

“A AutoVaz traz seu forte modelo de negócios e competitividade para a recém-introduzida unidade de negócios Dacia e Lada. O lançamento do novo Niva em 2024 marcará definitivamente uma data importante na Rússia, mas também abrirá novos horizontes para a marca", disse Yves Caracatzanis, CEO do Grupo AutoVaz.

Caracatzanis observa que, em termos de negócios, hoje a AutoVaz continua sua transformação para se tornar um fabricante automotivo eficaz e competitivo de classe mundial dentro do Grupo Renault com os mais altos níveis de localização e um modelo de negócios eficiente. Seu principal ativo – a marca Lada – hoje lidera o mercado russo e modelos Granta e Vesta ocupam o 1º e o 2º lugar do ranking de vendas.

META DE SER MARCA GLOBAL



Juntas, as marcas Lada e Dacia pretendem produzir mais de 1 milhão de carros baseados na plataforma CMF-B anualmente, passando de 4 plataformas para uma, de 18 tipos de carrocerias para 11. O objetivo global é liberar o potencial da Lada e da Dacia, tornando-as marcas internacionais fortes, capazes de ir além de seu perímetro atual em termos de mercados e segmentos.

Na área de produto, a AutoVaz está reforçando o plano de produtos Lada com quatro novos modelos a serem comercializados até 2025, incluindo a nova geração do lendário Niva em 2024 e um novo veículo no segmento C-SUV em 2025.

A AutoVaz já está implementando ativamente seu novo plano ambicioso de produtos. Em 2021, o LADA 4x4, que está comemorando 45 anos de produção em série, obteve de volta seu nome original e agora se chama Lada Niva Legend. No início de 2021, a Lada iniciará as vendas do recém-apresentado Niva Travel.

As instalações da AutoVaz, em Togliatti, na Rússia, são o palco para produtos dos segmentos B, B+, SUV e LCV, compostos por cinco famílias dos modelos Vesta, XRAY, Largus, Granta e Niva.

Consultado sobre a possibilidade de a Renault trazer veículos da Lada para comercialização local, o diretor de comunicação da montadora Caíque Ferreira assegurou que não há planos nesse sentido no momento.

Comentários

  • Denis

    Muitointeressante este histórico da Lada. Paulo Braga, parabéns pelo trabalho!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now