Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Haldex exibe controle de estabilidade e freio para autônomos
Haldex detém mais de 40% do segmento de ajustadores automáticos de freios

Engenharia | 15/10/2019 | 18h30

Haldex exibe controle de estabilidade e freio para autônomos

Sistema U-ABS Safety Module contribui para a segurança ao prevenir rolamento de implementos

WILSON TOUME, PARA AB



Uma solução inovadora para ajudar na prevenção de rolamento de implementos é um dos destaques da Haldex do Brasil na Fenatran 2019, de 14 a 18 no São Paulo Expo. Trata-se do U-ABS Safety Module, que atua como controle de estabilidade e pode ser instalado em veículos dotados de ABS da marca. A principal vantagem, de acordo com a fabricante, é o preço acessível. Até pouco tempo, quem procurasse uma solução de controle de estabilidade tinha apenas o EBS (Electronic Braking System) como alternativa. Para implementadoras que querem contar apenas com a função de controle de estabilidade, a Haldex desenvolveu o Safety Module. Ele também gera economia no investimento, que pode chegar a 75% em relação à instalação do EBS, diz Luiz Stopa, gerente de engenharia e vendas OEM da Haldex do Brasil.

A Haldex também está apresentando duas soluções conceituais de freio para os futuros veículos autônomos e semiautônomos. O primeiro é o Fast Acting Brake Valve (FABV), conjunto de válvulas de alto desempenho instalado próximo das rodas do veículo. Segundo a fabricante, esse sistema oferece respostas dez vezes mais rápidas que as de sistemas convencionais, possibilitando maior estabilidade, redução até 15% na distância de parada e mudança da direção do veículo usando apenas os freios.

O segundo é o Electromechanical Disc Brake (EBM), que também possibilita aumento de desempenho com redução de 15% na distância de parada em relação aos sistemas pneumáticos atuais, além de proporcionar significativa redução no consumo de combustível, de acordo com a empresa.

MUDANÇA NO COMANDO GLOBAL É CELEBRADA



O grupo Haldex anunciou no mês passado que a ZF, até então uma das controladoras da empresa, vai vender sua participação acionária. “Foi um movimento na direção correta, pois a ZF estava se tornando um competidor nosso”, explicou Walter Frankiewicz, presidente da Haldex Americas, referindo-se ao fato de a empresa alemã estar adquirindo a Wabco, uma das principais rivais da Haldex. O dirigente, que esteve presente na Fenatran, disse ainda que o fato de a gigante alemã adquirir outras empresas que atuam no mesmo segmento da Haldex vinha deixando os demais parceiros em dúvida. “Acreditamos que a Knorr-Bremse, nossa outra investidora, também vá seguir um caminho similar e, com isso, poderemos retomar nosso caminho”, completou Frankiewicz.

O Brasil tem importância estratégica para a Haldex, já que o País é um dos oito nos quais a empresa possui fábricas (os outros são Suécia, Estados Unidos, México, Alemanha, Índia, China e Hungria). “Muitos de nossos clientes europeus atuam no Brasil, então queremos estar aqui para trabalhar globalmente com esses clientes, isso é importante para nós”, afirmou Walter Frankiewicz. A participação da Haldex no mercado de ajustadores automáticos de freios – seu principal produto atualmente – é superior a 40%. Além de produzir, a unidade brasileira atua como centro de distribuição para outros mercados do continente.



Tags: Fenatran 2019, Haldex, transporte, implementos, segurança, indústria, evento, SP Expo.

Veja também

ABTV

AB Inteligência