Automotive Business
  
ABLive

Inovação

Ver mais notícias

Tecnologia | 27/01/2021 | 20h6

GM e Qualcomm estendem acordo de cooperação contínua

Montadora vai utilizar as novas tecnologias de comunicação avançada da parceira para a sua próxima geração de veículos conectados

REDAÇÃO AB

A General Motors e a Qualcomm anunciaram na quarta-feira, 27, a extensão para longo prazo de sua parceria com o desenvolvimento, fornecimento e uso de novas tecnologias de comunicação avançada que estarão na próxima geração de veículos da fabricante. Pelo acordo, as empresas são parceiras em projetos de novos cockpits digitais, sistemas telemáticos e futuros dispositivos eletrônicos avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês).

A GM vai utilizar em seus futuros automóveis as plataformas Snapdragon Automotive Cockpit de terceira geração da Qualcomm, capazes de promover experiências habilitadas para inteligência artificial (IA) altamente intuitivas a serem utilizadas em funções de assistência virtual, além de reforçar as interações entre o veículo e o motorista aliado ao uso de segurança.

A parceria entre as empresas não é de hoje: a Qualcomm Technologies já vem trabalhando há anos com a GM para fornecer soluções de comunicação avançadas para os aplicativos de carros conectados, incluindo segurança e diagnósticos apresentados nos modelos Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac.

“Estamos entusiasmados por estar no centro da frota automotiva da GM enquanto a indústria embarca na próxima geração de mobilidade com cockpit digital altamente avançado, telemática e ADAS. Esperamos continuar nosso trabalho com a GM para definir o futuro dos veículos inteligentes e conectados”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e diretor geral da área automotiva da Qualcomm Technologies.

SETOR AUTOMOTIVO É CLIENTE DE PESO PARA A QUALCOMM


A continuidade da parceria para o longo prazo entre as duas empresas ocorre na mesma data em que a Qualcomm anuncia a expansão do seu portfólio e serviços para o setor automotivo. A empresa realizou a apresentação de uma série de tecnologias pensadas para o futuro dos veículos conectados.

O evento, que aconteceu de forma virtual, destacou diversas novidades, como o novo sistema de chips de grau de segurança (SoCs), que são projetados para sistemas de integridade de segurança automotiva nível D (Asil-D). A tecnologia permite usar um único SoC para sistemas avançados de assistência de direção de Nível 1 (ADAS) e sistemas de automação de Nível 2, além de aprimorar o desempenho de ADAS SoCs combinados e aceleradores de inteligência artificial (AI) para um sistema automatizado até Nível 4.

Os novos SoCs fazem parte do portfólio da Snapdragon Ride Platform, que oferece soluções abrangentes projetadas para ADAS e sistemas de computação de direção autônoma.

A Qualcomm também apresentou a quarta geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit, projetadas como um hub central para computação de alto desempenho, com visão computacional e inteligência artificial (AI). Outra função em destaque é a plataforma Snapdragon Automotive 4G e 5G, para sustentar serviços conectados 4G LTE e 5G, utilizando tecnologias integradas de Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X), Wi-Fi, Bluetooth, que podem, inclusive, conectar os veículos à nuvem, entre si e ao ambiente ao redor.

Por sua vez, a plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit de terceira geração está sendo estendida para mais fornecedores tier-1 em todo o mundo, incluindo LG Electronics, Google, Panasonic e Visteon entre outros. Ela é projetada para operar com os níveis mais elevados de computação e inteligência computacional necessária para recursos avançados em veículos conectados.

Por fim, a grande de novidades traz ainda um aprofundamento do acordo entre Qualcomm e Amazon para integrar o Alexa Custom Assistant com a plataforma Snapdragon Automotive Cockpit. Este novo sistema é projetado para montadoras e seus fornecedores tier-1 para construir assistentes inteligentes personalizáveis para veículo e é oferecido como um módulo de extensão para o Alexa Automotive Software Development Kit (SDK).



Tags: GM, General Motors, Qualcomm, tecnologia, Snapdragon, plataforma, ADAS, Amazon, Alexa.

Veja também

ABTV

AB Inteligência