Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
John Krafcik deixa o cargo de CEO da Waymo
Após cinco anos à frente da Waymo, John Krafcik deixa o cargo e segue como consultor da empresa

Carreira | 06/04/2021 | 13h21

John Krafcik deixa o cargo de CEO da Waymo

Com a saída, atuais diretores de operações e de tecnologia assumem juntos o comando da companhia

REDAÇÃO AB



Após cinco anos e meio como CEO da Waymo, John Krafcik deixa a liderança da subsidiária de tecnologia de veículos autônomos da Alphabet, a empresa que controla o Google. Como sucessores dele, assumem o comando conjunto da companhia a diretora de operações, Tekedra Mawakana, e o diretor de tecnologia da empresa, Dmitri Dolgov.

Em uma carta aberta, Krafcik afirmou que a decisão é motivada pelo desejo de buscar novas aventuras e se reconectar com sua família e amigos. Ele seguirá atuando como consultor da Waymo. Segundo o executivo, o tempo à frente da empresa de tecnologia foi “o ápice da minha carreira".

"Juntos, alcançamos inovações notáveis conforme desenvolvemos, implantamos e comercializamos nosso sistema de condução Waymo totalmente autônomo", declarou o executivo.



Durante sua gestão, a empresa deu grandes passos no universo dos carros autoguiados, sendo a primeira a colocar a tecnologia de nível avançado para circular em vias públicas. O Waymo Driver já dirigiu de forma autônoma por vias de 25 cidades dos Estados Unidos e circula em Phoenix, no Arizona, levando passageiros que solicitam corridas por aplicativo.

Além disso, sob o comando de Krafcik, a empresa foi lançada como uma subsidiária independente da Alphabet e levantou a primeira rodada de investimento externo de US$ 3,25 bilhões.

Com a saída de do veterano, Tekedra e Dmitri assumem como co-CEOS. Ambos trabalharam juntos durante anos em cargos executivos da Waymo.

“São uma dupla incrivelmente talentosa que se adequa perfeitamente a este momento”, escreveu Krafcik, declarando o seu apoio e confiança nos novos líderes da companhia. “[Ambos] continuarão a impulsionar a liderança técnica e comercial da Waymo seguindo o acelerado avanço da indústria.”



Tags: Waymo, veículos autônomos, liderança, Google.

Mobility Now