Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Polestar planeja criar primeiro carro com zero impacto ambiental

Economia do clima | 07/04/2021 | 16h0

Polestar planeja criar primeiro carro com zero impacto ambiental

Polestar promete modelo neutro em emissões em todo seu ciclo de vida, da produção ao descarte

VICTOR BIANCHIN, AB



A empresa sueca Polestar anunciou hoje que planeja criar um novo modelo de carro elétrico que seja climaticamente neutro. Na prática, isso significa que todo o ciclo de vida do veículo terá zero emissão ou algo muito próximo disso. Isso inclui utilizar materiais que sejam produzidos sem emissão e planejar um fim de vida em que as partes do carro não virem lixo.

Muitas empresas hoje criam produtos climaticamente neutros utilizando a estratégia de “offsetting”, em que as etapas de produção, manufatura e afins têm sim emissões de CO2 ou outros gases, porém essas quantias são canceladas com contramedidas como o plantio de árvores. O plano da Polestar é criar um modelo que já seja produzido completamente neutro, de forma que o offsetting não seja necessário.

“Nós entendemos que o offsetting é uma estratégia preocupante”, afirmou Fredrika Klarén, chefe de sustentabilidade da empresa, em entrevista ao TechCrunch. “A ciência não está dando retaguarda a essa estratégia em relação à sua capacidade de mitigar emissões na manufatura de produtos”, disse.

O carro em questão se chamará Polestar 0 e faz parte de um plano maior da empresa de tornar toda sua operação climaticamente neutra até 2040. Klarén admite, no entanto, que ainda não sabe como se dará essa mudança de produção para a criação do novo modelo, uma vez que toda a operação da companhia terá que ser repensada.

“As soluções que usaremos ainda não foram identificadas”, disse ela. A chefe de sustentabilidade ainda lembrou que os maiores desafios da transição são substituir materiais típicos dos carros elétricos, como o alumínio, o aço e os componentes da bateria.



Tags: carros elétricos, Polestar, sustentabilidade, economia do clima.

Mobility Now