Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 28/08/2012 | 17h50

Nissan produzirá motores em Resende

Motivo: atingir exigências de nacionalização maior

PEDRO KUTNEY, AB

Chama a atenção a qualificação de alguns dos profissionais que a Nissan está procurando para trabalhar na sua nova fábrica de Resende (RJ): engenheiro de qualidade de motores, supervisor de engenharia de qualidade de motores, engenheiro de garantia de qualidade de motores, supervisor de engenharia de garantia de qualidade de motores, engenheiro de processos (teste de queima de motores), engenheiro de processos de montagem de motores, engenheiro de manutenção de usinagem de motores. A conclusão óbvia é que a Nissan também pretende fazer motores no seu complexo industrial fluminense, onde investe R$ 2,6 bilhões.

Para o início das operações em Resende, em 2014, estava planejada a produção de dois carros: o compacto March e o sedã Versa, ambos montados sobre a mesma plataforma, que usariam motores 1.6 importados do México – o 1.0 que o March usa já é feito no Brasil pela sócia Renault. Só depois seria avaliada a necessidade da fábrica local de motores. Mas o empreendimento deve ser apressado, segundo apurou Automotive Business, para elevar o índice de nacionalização dos veículos e atender às exigências do novo regime automotivo, evitando assim a elevação de imposto (IPI) que será aplicada sobre modelos com baixo conteúdo local.

A mesma motivação levou a Toyota a anunciar, no início deste mês, o investimento de R$ 1 bilhão para construir uma fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que deve começar a produzir em 2015, para aumentar o grau de nacionalização do Etios e Corolla (leia aqui).

A Nissan, por enquanto, não confirma a produção de motores em Resende, nem informa se o investimento terá de ser aumentado para esse fim. A fábrica terá capacidade inicial de 200 mil unidades/ano. Por indução, uma unidade de motores deveria ter potencial parecido.



Tags: Nissan, Resende, motores, March, Versa, fábrica, investimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência