Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 03/07/2008 | 00h00

Crise do petróleo terá impacto menor no Brasil

A consultora Tereza Maria Fernandes da Silva, da MB Associados, ressalta que o impacto da crise global na área de combustíveis será muito menor no Brasil do que em muitos outros países.

Automotive Business

A consultora Tereza Maria Fernandes da Silva, da MB Associados, ressalta que o impacto da crise global na área de combustíveis será muito menor no Brasil do que em muitos outros países. Ela lembra que apenas 55% da nossa frota de veículos dependem do petróleo, graças aos avanços assegurados pelo sistema flex, que permite utilizar álcool ou gasolina nos motores. “Além disso, o governo mantém os preços sob controle” – afirma. A consultora entende que os preços internacionais do petróleo estão pressionados tanto pela expansão da demanda como por especulações e formação de estoques. Ela acha possível que o custo do barril se acomode ao nível dos US$ 100, embora diversos países informem redução na produção, como Venezuela, México, Estados Unidos e Venezuela. No Brasil poços antigos perdem produtividade e as descobertas dependem de investimentos significativos e tempo para amadurecerem. Ela atribui a expansão atual da demanda ao consumo na China e no Oriente Médio, onde ocorre uma expressiva industrialização. Dados da Agência Internacional de Energia indicam que o petróleo já subiu quase 50% no primeiro semestre de 2008. Segundo a entidade, a demanda mundial por petróleo se expandirá em 1,5 milhão de barris/dia, ou 1,6% por ano em média, entre 2009 e 2013.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência