NOTÍCIAS
13/12/2017 | 19h49

Tecnologia

ZF cria volante para uso em carros autônomos

Componente recebe comandos por gestos em uma tela central de LCD


REDAÇÃO AB

A ZF revelou um novo conceito de volante voltado para carros autônomos. O sistema incorpora controle por gestos com a ajuda de displays gráficos desenvolvidos para melhorar a comunicação entre motorista e veículo. “Este é um facilitador fundamental que fará a interface entre o veículo e o condutor. Ao mesmo tempo em que novas funções automatizadas se tornam mais comuns, tecnologias avançadas utilizadas no volante ganham importância e podem auxiliar a segurança dos condutores e o controle do veículo”, afirma o vice-presidente de engenharia de sistemas da ZF, Juergen Krebs.

O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle por gestos a fim de acionar diversas funções previamente escolhidas pelo fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente utilizando alguns dos movimentos de mão utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes.

Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina e um “toque duplo” ou “toque e deslize” no aro pode ativar funções previstas e associadas a determinada parte do aro do volante, como ajustar a temperatura. Os gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays gráficos e por sinais luminosos.

De acordo com a ZF, o volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo de controle do veículo. Uma tela de cristal líquido de sete polegadas instalada no centro do volante indica quem está no controle, o condutor ou o próprio veículo. Além disso, uma faixa de LEDs está integrada ao aro do volante com luzes azuis para indicar o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para apontar várias situações escolhidas pelo fabricante do automóvel.

O sistema também apresenta uma gama de funções integradas de maneira inteligente ao volante. São dez sensores capacitivos no aro externo que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um sensor adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a firmeza apropriada. A solução mostra ainda se as mãos estão ou não no volante, ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o condutor.

A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o airbag frontal do condutor não poderia estar localizado no seu lugar tradicional, já que a tela está no centro do volante. Os engenheiros da ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pelo aro do volante.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 22/01/2018
Salão de Detroit sedia apresentações globais direcionadas aos EUA
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados