NOTÍCIAS
12/01/2018 | 19h00

Aftermarket

MAN cresce em vendas de peças e acessórios

Faturamento do setor aumentou 5% e volumes avançaram 20%


REDAÇÃO AB

Linha Economy, mais barata, aqueceu as vendas de peças da MAN Latin America
A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, fechou 2017 com aumento de 5% no faturamento e de quase 20% nos volumes de vendas de peças e acessórios, na comparação com o ano anterior. Segundo a empresa, a expansão dos negócios no aftermarket se deve à conquista de novos clientes atraídos pela ampliação da oferta da montadora, com o lançamento de linhas mais econômicas.

“Em 2018, mais opções de peças com essas características deverão chegar ao mercado. A perspectiva é continuar em ritmo acelerado graças não só à recuperação da economia, mas sobretudo por causa das novidades que vamos ter em componentes remanufaturados, para reduzir o custo total de operação (TCO) de nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

No ano passado a MAN lançou a linha de peças Economy com mais de 60 componentes a preços mais baratos, abrangendo desde lonas de freio, filtros de ar e de combustível e tambores de freio a kits de embreagem que mantêm a garantia da marca Original Volkswagen. A montadora estima que o portfólio mais econômico foi o principal fator para o avanço de quase 20% nas vendas por veículo da frota circulante adquiridos nos últimos seis anos, considerados como clientes potenciais do segmento. “O portfólio com peças a custo menor agradou a clientes com frota mais antiga e os levou de volta às concessionárias para comprar novamente”, analisa Cortes. O produto mais vendido foi a família de filtros.

EXPORTAÇÕES EM ALTA

As vendas peças e acessórios da MAN para mercados internacionais também tiveram resultado positivo em 2017: o faturamento em dólar da área cresceu 19%. Entre os destaques, a Argentina passou a apostar mais nas peças de reposição originais Volkswagen em decorrência da recuperação econômica no país e do aumento das vendas dos veículos comerciais da marca. Seguindo o mesmo movimento Chile, México, África do Sul e Nigéria também contribuíram para os negócios de aftermarket da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O setor de peças e acessórios é responsável por enviar e comercializar componentes de reposição para abastecer a rede de cerca de 150 concessionárias em todo o Brasil, além dos 30 países para onde a empresa exporta seus veículos. Essas viagens começam no Centro de Distribuição de Peças do Grupo Volkswagen em Vinhedo (SP), um dos maiores do setor na América Latina, com 132 mil m² de área dedicada à armazenagem, sendo 32 mil m² exclusivos das marcas VW Caminhões e Ônibus e MAN.

Comentários: 1
 

Rafael
16/01/2018 | 10h33
Eu gostaria de saber se a MAN teve esse aumento também na linha de peças genuínas ou foi a linha economy que sustentou as vendas de peças em 2017 e proporcionou esse aumento no faturamento.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 12/01/2018
Que tal pagar uns R$ 64.000 pela versão Precision, 1.8, automática?