Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Volkswagen começa 2019 com pequena queda de 1,8%
Vendas do grupo na Europa somaram 334,4 mil veículos, apenas 0,5% a mais que em janeiro de 2018

Balanço | 15/02/2019 | 20h36

Grupo Volkswagen começa 2019 com pequena queda de 1,8%

Resultado decorre da retração no mercado chinês e também nas Américas

REDAÇÃO AB

As vendas do Grupo Volkswagen em janeiro somaram 882,2 mil veículos, resultando em pequena queda de 1,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A retração foi especialmente puxada pela China, que sozinha compra mais veículos do grupo do que todos os países europeus juntos. Foram 387,3 mil unidades em janeiro e queda de quase 3% ante o mesmo mês do ano passado.

“Os riscos econômicos iminentes em alguns mercados terão impacto decisivo em 2019 e creio que a China e o Brexit serão um desafio, sobretudo nos primeiros meses do ano”, afirma o líder de vendas do Grupo Volkswagen, Christian Dahlheim.



As vendas na Europa anotaram 334,4 mil unidades, crescendo apenas 0,5% ante janeiro do ano passado. No caso dos países que formam o bloco ocidental houve empate com janeiro de 2018 pela venda de 278,3 mil veículos.

A América do Norte comprou 64,4 mil veículos do grupo e anotou queda de 5,2%, motivada especialmente por México e Estados Unidos. A América do Sul adquiriu 45,5 mil veículos do Grupo VW e recuou 4,9% por causa da crise argentina (onde os 9,7 mil veículos entregues resultaram em queda de 34,3%). O fraco desempenho da região foi amenizado pelo Brasil, que absorveu 31,3 mil unidades e cresceu 11,5%.

As vendas por marca revelam que a retração do grupo foi puxada pelos automóveis Volkswagen, com 515,5 mil unidades entregues, 3,4% a menos que em janeiro de 2018. A Audi repassou 144,7 mil carros e caiu outros 3%. Ambos os casos refletem a dificuldade no mercado chinês. A Porsche recuou 16,1%, mas como seus volumes são menores, qualquer variação produz um efeito maior em pontos porcentuais.

A Skoda teve pequena queda nas vendas, mas se manteve acima de 100 mil unidades no mês. E a Seat cresceu 14,2% com a entrega de 44,5 mil veículos.

Veja abaixo os números do grupo por marca e região:




Tags: VW, Grupo Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Porsche.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência