Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Volkswagen recua 2,8% em vendas mundiais

Balanço | 15/04/2019 | 15h32

Grupo Volkswagen recua 2,8% em vendas mundiais

Mercado chinês continua exercendo impacto negativo nos resultados da companhia

REDAÇÃO AB

As vendas do Grupo Volkswagen somaram no acumulado de janeiro a março 2,6 milhões de veículos, resultando em queda de 2,8% ante o mesmo período do ano passado. A retração foi puxada pelo mercado chinês, o maior para o grupo, onde as 946,6 mil unidades entregues anotaram recuo de 6,3% na comparação interanual.

As entregas no continente europeu totalizaram 1,15 milhão de veículos no trimestre, resultando em leve alta de 0,8%. A Alemanha e países do bloco ocidental permitiram que as entregas do continente terminassem o trimestre no azul. Europa Central e Leste Europeu anotaram queda de 0,9%, com 187,1 mil veículos entregues.

Com o avanço do ano, diminuiu a retração na América do Norte. A queda que era de 5,5% no bimestre baixou para -2% no acumulado até março. Embora a situação no México permaneça difícil, as vendas nos Estados Unidos passaram de -3,9% para +0,8% na transição do bi para o trimestre. Na América do Sul, as 131,5 mil unidades entregues no acumulado até março resultaram em ligeira alta de 2,2%. O fraco desempenho da região decorre da crise argentina, já que o Brasil cresceu 27,4% com a venda de 94,4 mil unidades.



ANÁLISE POR MARCA


A queda nas vendas do grupo é explicada pela retração das duas divisões de maior volume, Volkswagen automóveis (1,45 milhão, -4,5%) e Audi (447,2 mil unidades, -3,6%). As duas têm grande participação no mercado chinês, que motivou a queda nas vendas mundiais. A fabricante tcheca Skoda, terceira em volume, anotou queda de 2,9% no trimestre.

As divisões de caminhões e veículos comerciais terminaram o trimestre no positivo, com destaque para a MAN, na qual as 33,6 mil unidades entregues no período resultaram em alta de 9,8% na comparação interanual.

Veja abaixo os resultados por região e por marca:




Tags: Grupo Volkswagen, VW, Audi, Skoda, MAN.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência