Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Sumitomo pesquisa energia gerada pela rotação do pneu
Dispositivo instalado dentro do pneu gera energia a partir de eletricidade estática

Engenharia | 13/08/2019 | 17h12

Sumitomo pesquisa energia gerada pela rotação do pneu

Eletricidade pode ser aproveitada em sistemas como o de monitoramento da pressão

REDAÇÃO AB

O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, proprietário das marcas Dunlop e Falken, anunciou o desenvolvimento de um dispositivo capaz de gerar energia elétrica a partir da rotação do pneu.

Esse componente tira proveito de um tipo específico de eletricidade estática, a carga friccional, gerando energia elétrica toda vez que o pneu deixa sua pegada no solo.

A Sumitomo acredita que essa tecnologia tem potencial para aplicações práticas como fonte de energia para diferentes ferramentas digitais automotivas, como os sistemas de monitoramento da pressão, em que os sensores instalados dentro dos pneus dispensariam a necessidade de baterias.

A tecnologia foi desenvolvida em conjunto entre a Sumitomo e a Universidade de Kansai, no Japão, a partir da instalação de um pequeno coletor de energia dentro do pneu. É ele que converte eletricidade estática em energia.


Entenda abaixo como o dispositivo gera energia:




Tags: Sumitomo, Dunlop, Falken, pneu, eletricidade estática.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência