Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção em outubro é a maior em 14 meses

Indústria | 06/11/2019 | 17h32

Produção em outubro é a maior em 14 meses

Fábricas aceleraram ritmo para preparar estoques de fim de ano

PEDRO KUTNEY, AB

As fábricas aceleraram o ritmo e em outubro a produção de veículos no País atingiu o maior volume dos últimos 14 meses, segundo dados de desempenho da indústria divulgados pela associação dos fabricantes, a Anfavea, na quarta-feira, 6. Foram produzidas no mês o total de 288,5 mil unidades, em alta de 16,6% sobre setembro e de 9,6% na comparação com outubro de 2018. O movimento é entendido como uma preparação de estoques para o fim do ano que se aproxima, quando boa parte das linhas são paralisadas e os funcionários entram em férias coletivas.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Apesar da produção recorde do ano em outubro, nos 10 meses acumulados de 2019 o crescimento é bem mais moderado: de janeiro até o fim do mês passado foram produzidos 2,55 milhões de veículos no País, número apenas 3,6% acima do registrado no mesmo período de 2018. A drástica redução das exportações para a Argentina, principal destino das vendas externas do setor, puxou para baixo o ritmo das fábricas brasileiras, que este ano ficaram mais dependentes do mercado doméstico.

“Este ano, por causa da crise na Argentina, a produção não vai atingir os 3 milhões de veículos, deverá ficar em torno de 2,9 milhões com crescimento de 2% a 3% sobre 2018. O recorde do ano em outubro é um movimento natural para reforçar os estoques antes das paradas de fim de ano, os números estão em linha com nossas previsões”, afirma Luiz Carlos de Moraes, presidente da Anfavea.



Com a aceleração da produção em outubro, os estoques subiram de 348,6 mil para 365,1 mil veículos estacionados à espera de compradores, o equivalente a 43 dias de venda, a persistir a cadência de emplacamentos verificada no mês passado. Mas os volumes cresceram mais nos pátios das montadoras, de 148,6 mil em setembro para 173,6 mil unidades em outubro, comprovando a clara intenção da indústria de se antecipar à demanda de fim de ano. Nas concessionárias os estoques até caíram, de 200 mil para 191,5 mil veículos.

O nível de emprego nas fabricantes de veículos ficou estável em outubro, com 127,7 mil trabalhadores no País. O contingente atual é 2,8% abaixo dos 131,4 mil empregados um ano atrás. A redução é explicada quase que inteiramente pelo fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), concluída no fim do mês passado.



Tags: Anfavea, produção de veículos, desempenho, resultado, balanço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência