Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Autopeças anotam 7,8% de alta no faturamento até setembro

Balanço | 07/11/2019 | 18h07

Autopeças anotam 7,8% de alta no faturamento até setembro

Crescimento nas vendas às montadoras é ofuscado pela queda nas exportações

MÁRIO CURCIO, AB

O faturamento do setor de autopeças registrou alta de 7,8% no acumulado de janeiro a setembro sobre iguais meses do ano passado. O crescimento do setor continua puxado pelas vendas às montadoras, que subiram 11,3% pela comparação interanual. As exportações, porém, caíram 6,4% na análise em reais e 13,3% em dólares. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).



- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



De acordo com a entidade, a receita proveniente das exportações permanecerá em declínio enquanto persistir a retração no mercado argentino.

As vendas ao mercado de reposição cresceram 6,3%. A contribuição é menor que a das montadoras, mas ajuda as perdas com o mercado externo. Com menos embarques, a fatia das exportações no faturamento de 2019 caiu para 16,7% e a do mercado de reposição ficou em 13,6%. Essa diferença era superior a 5 pontos porcentuais até o segundo semestre do ano passado. A participação das montadoras no faturamento de 2019 está em 65,1% (os 4,5% restantes são vendas intrassetoriais, feitas de um fabricante de autopeças para outro).

EMPREGOS E CAPACIDADE INSTALADA


Ainda de acordo com o Sindipeças, o emprego nacional no setor recuou pelo oitavo mês consecutivo. No acumulado até setembro a queda é de 3,5%. Em contrapartida, a utilização da capacidade instalada cresceu 1,4 ponto porcentual na comparação com os mesmos nove meses de 2018 e desde maio deste ano anota taxas superiores a 70%.



Tags: Autopeças, Sindipeças, montadoras, exportações, mercado de reposição.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência