Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Indústria automotiva quer contratar profissionais das novas gerações

Carreira | 06/12/2019 | 22h44

Indústria automotiva quer contratar profissionais das novas gerações

Enquanto isso, falta espaço para talentos mais maduros nas organizações

NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB

Dos jovens aos mais maduros, o setor automotivo parece ter espaço para agregar diversidade geracional. De acordo com o estudo Diversidade no Setor Automotivo, ainda que talentos com mais de 50 anos sejam relevantes, as empresas têm buscado atrair pessoas mais jovens. Segundo a pesquisa, 25% das empresas têm programas estruturados para promover e incluir as diferentes gerações internamente.



- Faça aqui o download do estudo Diversidade no Setor Automotivo
- Baixe aqui a cartilha Boas Práticas em Diversidade e Inclusão no Setor Automotivo
- Confira mais conteúdos do especial Diversidade no Setor Automotivo





Atualmente, a maior parcela da força de trabalho do segmento (70%) está concentrada em profissionais das gerações X e Y, pessoas que tem entre 31 e 60 anos. Os colaboradores entre 21 e 30 anos representam a segunda parte mais significativa (25%), enquanto jovens de até 20 anos, geração Z, são 4%. Talentos acima de 60 anos são os que menos têm espaço no setor, de apenas 1% - concentrados principalmente em posições de liderança e, portanto, com grande influência na tomada de decisão.

A tendência é a busca por atrair talentos mais jovens, sob influência da lei Aprendiz Legal, que determina a contratação de pessoas entre 14 e 24 anos por empresas de médio e grande. Com isso, 84% das organizações automotivas têm metas para a contratação de aprendizes, enquanto apenas 34% contam com metas para recrutar profissionais +50.

Na liderança, os jovens também se sobressaem: 9% das empresas têm metas para jovens em cargos de liderança, contra 3% para pessoas +50. Quando observada a intersecção entre gênero e geração, o estudo aponta que as mulheres saem mais cedo do setor – o que dificulta que as empresas tenham boa representatividade de profissionais mais velhas, acima de 50 anos.



Tags: diversidade, Diversidade no Setor Automotivo, gerações, talento, jovem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência