Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen soma  20 milhões de motores produzidos em São Carlos
Pablo Di Si posou com funcionários e jornalistas ao lado do vigésimo milionésimo motor produzido, um 1.4 TSI

Indústria | 18/02/2020 | 14h43

Volkswagen soma 20 milhões de motores produzidos em São Carlos

Unidade inaugurada em 1996 produz 2,5 mil propulsores/dia e tem 920 empregados

MÁRIO CURCIO, AB | De São Carlos (SP)

Com um modelo TSI 1.4 turbo de 150 cavalos que equipa os recém-lançados Virtus e Polo GTS e já equipava uma versão do T-Cross, a Volkswagen atingiu a marca de 20 milhões de motores produzidos em São Carlos (SP). A planta foi inaugurada em 1996 e sua capacidade instalada é de 4,7 mil unidades por dia, mas produz atualmente 2,5 mil/dia, com 920 empregados ao todo, 630 diretos.

“Atualmente, 25% da produção é exportada. Enviamos o motor 1.4 TSI para o México, onde é montado nos Jetta e Tiguan enviados para os Estados Unidos. Também já exportamos componentes feitos aqui para a Alemanha”, afirma o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

Os motores exportados são 100% a gasolina e saem do prédio mais moderno, construído para produzir a família EA 211, com bloco e cabeçote de alumínio, que no Brasil são flex etanol-gasolina e equipam Up!, Polo, Virtus e T-Cross. São Carlos produz os modelos três-cilindros 1.0 em versões TSI turbo e MPI aspirado, além dos quatro-cilindros 1.4 TSI e o 1.6 MPI. Em outra ala são produzidos os motores antigos EA 111 1.6, com bloco de ferro, que equipam somente os veteranos Gol, Voyage, Saveiro e Fox.

O setor de usinagem vem operando em três turnos e o de montagem, em dois. O terceiro está em layoff, suspensão temporária dos contratos de trabalho. A fábrica faz o trabalho completo de usinagem e montagem, mas não produz os blocos, cabeçotes ou virabrequins. “Os blocos e cabeçotes são fornecidos pela Nemak e WHB”, afirma o supervisor de engenharia de processo, Maurício Scrassolo. A essas duas empresas se somam outros 100 fornecedores nacionais e outros 90 estrangeiros.



Tags: Volkswagen, VW, São Carlos, motores, Jetta, Tiguan, Polo, Virtus, Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Up!.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência