Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Junho soma 122.790 emplacamentos

Mercado | 01/07/2020 | 18h10

Junho soma 122.790 emplacamentos

Volume de veículos leves emplacados supera 100 mil pela primeira vez desde início da pandemia

PEDRO KUTNEY, AB



Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil o mercado de veículos leves superou a marca de 100 mil unidades emplacadas em um mês. Após resultados muito impactados pelo fechamento de concessionárias e Detrans, o volume de junho somou 122.790 automóveis e utilitários leves emplacados, segundo dados obtidos por Automotive Business.

O resultado superou as expectativas de analistas e entidades do setor como Fenabrave e Anfavea. O total de emplacamentos registrados em junho é mais que o dobro do verificado em maio (56.639), representa alta de 117% sobre o mês anterior. Contudo, os impactos da pandemia ainda são muito fortes nos resultados do mercado nacional de veículos: o volume de junho está 42,5% abaixo do número do mesmo mês um ano atrás (213.438).

Dois fatores puxaram para cima o resultado mensal: a reabertura ao público da maioria das concessionárias no País e a retomada de atividades nos Detrans. Por isso ainda não é conhecido o quanto emplacamentos que ficaram represados ajudaram a inflar o volume do mês. Os licenciamentos de junho devem incluir número relevante de carros vendidos em abril e maio que ainda não tinham sido emplacados, porque a maioria dos Detrans no País estava fechada, incluindo o de maior movimento, em São Paulo. Esse impacto será melhor avaliado em julho, quando vendas e veículos lacrados terão números semelhantes, apontando melhor a tendência do mercado.

Também ajudou a inflar os emplacamentos de junho o fato de o mês ter mais dias úteis, 21, o que fez a média de vendas diárias dobrar, para 5.847, contra apenas 2.831 em cada um dos 20 dias úteis de maio – substancialmente reduzidos na cidade de São Paulo, que adiantou três dias de feriados e decretou ponto facultativo em uma sexta-feira.

Considerando os 122.790 emplacamentos de junho, o volume acumulado de veículos leves emplacados no primeiro semestre de 2020 soma 763,3 mil unidades, o que representa retração de 39% sobre os 1,25 milhão de automóveis e utilitários vendidos no mesmo período de 2019.



Tags: Mercado, vendas, emplacamentos, veículos leves, automóveis, utilitários, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência