Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
T-Cross lidera em julho e dá liderança à Volkswagen
T-Cross: vendas diretas no canal PcD dão liderança ao modelos e à Volkswagen em julho

Mercado | 03/08/2020 | 20h30

T-Cross lidera em julho e dá liderança à Volkswagen

SUV foi o carro mais vendido do mês e marca acumula segundo mês seguido no topo

JOEL LEITE, AUTOINFORME, E PEDRO KUTNEY, AB

O grande volume de vendas diretas pelo canal PcD – carros faturados com isenção de impostos diretamente a pessoas com deficiência, mas negociados em concessionárias – deram ao T-Cross o título de carro mais vendido do País em julho e garantiram à Volkswagen o topo do ranking de marcas mais vendidas pelo segundo mês consecutivo. Com 10.215 emplacamentos registrados no mês passado, o SUV representou cerca de um terço das vendas da Volkswagen, que emplacou 31.042 unidades, equivalente a participação de mercado de 19%, segundo números levantados pela agência Autoinforme

. Com o resultado de julho, a GM desceu ao segundo lugar do ranking também pelo segundo mês seguido, ficando com market share de 17,2%, com 28.045 carros emplacados, e pela primeira vez em dezenas de meses seguidos o seu campeão de vendas, o hatch Onix, que com 9.716 emplacamentos perdeu a liderança entre os carros mais vendidos do País, ficando na segunda posição no mês. A fabricante e o carro, contudo, ainda sustentam a posição número um nas vendas acumuladas do ano.

O bom desempenho da Volkswagen em julho mostrou que a liderança conquistada em junho não foi um acaso, já que a marca vem crescendo acima da média de mercado nos últimos dois anos e reduzindo a distância para a GM, fabricante que mais vende no mercado brasileiro desde 2016.

Este resultado, contudo, carece de confirmação nos próximos meses, quando o número de vendas da Volkswagen a clientes PcD tende a cair, com a redução da fila de compradores que esperavam desde março pelo T-Cross configurado para este público – são veículos que a fabricante não conseguiu entregar antes porque precisou paralisar a produção por cerca de dois meses devido às medidas de contenção da pandemia de coronavírus.

O T-Cross foi o único Volkswagen entre os dez primeiros veículos mais vendidos do País em julho, mas entre os 20 a marca tem mais quatro: Gol (13º), Polo (15º), Saveiro (18º) e Virtus (19º).

Terceira colocada, a Fiat fechou o mês com 24.797 carros vendidos e 15,2% de participação, em boa medida graças à recém-renovada picape Strada, que foi o quarto veículos leve mais vendido em julho, com 6.565 unidades emplacadas no mês. O outro modelo melhor colocado da marca no mês foi o hatch Argo, na oitava posição, com 4.757 unidades.

Destaque para a Hyundai, que se confirmou na quarta posição com uma grande distância dos concorrentes: a coreana vendeu 15.091 carros em julho e ficou com 9,3% de participação, contra 11.284 da quinta colocada, a Renault (6,9%).

Ford e Toyota, em seguida, também tiveram participação acima dos 6% (veja quadro abaixo) e a Jeep apresentou um crescimento expressivo, atingindo 5,9%, com vendas de 9.570 carros, passando a Honda e ficando bem à frente da japonesa, que vendeu 5.807 unidades e ficou com 3,6%. A Nissan fecha a lista das dez marcas mais vendidas em julho.

A soma da Jeep com a Fiat, dá à FCA a liderança de vendas como fabricante, com 21,1%.

O MÊS DOS SUVs



Julho também consolidou o crescimento meteórico dos SUVs no mercado brasileiro. Pela primeira vez na história um modelo da categoria foi o mais vendido do País em um mês. Mas além do T-Cross que conquistou o topo, ao todo quatro SUVs ficaram entre os 10 mais emplacados em julho: o Chevrolet Tracker, da GM, ficou na quinta posição (6.070 unidades), o Jeep Compass em sétimo (4.786) e seu irmão menor Renegade em nono (4.736) – isso sem considerar o Renault Kwid com 4.274 emplacamentos na décima posição, um carro de entrada que oficialmente, segundo Inmetro, é classificado como SUV.

Com a liderança do T-Cross em julho, o Hyundai HB20 caiu para a terceira posição, ele que é vice-líder no acumulado do ano, atrás do Chevrolet Onix.





Tags: Mercado, ranking, marcas, modelos, Volkswagen, T-Cross.

Comentários

  • ClaudemirSchlosser

    Showww. Espero que AB continue apresentando os resultados mensais nesse padrão. Obrigado.

  • ReinaldoMuratori

    AMitsubishi L200 emplacou mais de 1200 unidades em julho e não aparece no ranking

  • AngeloGaiarsa Neto

    Osempre líder está de volta; quem foi rei nunca perde a majestade!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência