Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de implementos têm queda menor até julho

Mercado | 05/08/2020 | 17h04

Vendas de implementos têm queda menor até julho

Fabricantes indicam que a retração estimada para o ano pode ficar abaixo dos 10%

REDAÇÃO AB

As vendas de implementos rodoviários registraram queda de 8,3% no acumulado até julho na comparação anual, segundo dados divulgados na quarta-feira, 5, pela Anfir, associação das fabricantes do setor. Nos sete meses, foram emplacados 62 mil produtos, entre leves e pesados, contra os 67 mil licenciados há um ano.


As fabricantes se animaram com o resultado, uma vez que no mês passado, a entidade havia registrado índice de retração bem maior, de 19% (leia aqui). Com isso, a Anfir indica que o setor pode ter perdas menores do que o estimado anteriormente: também em junho, a Anfir havia previsto vendas 10% menores em 2020.

“O mercado está reagindo lentamente e o resultado é o recuo no porcentual da retração. Se essa curva positiva seguir seu caminho sem interrupções podemos esperar que o ano terá uma perda inferior a 10%, mas ainda é cedo para estimar qualquer porcentual”, analisa o presidente da Anfir, Norberto Fabris.



Os dados das fabricantes mostram que algumas linhas de implementos já registram crescimento dos volumes de vendas, como no segmento pesado (reboques e semirreboques) para as áreas de basculante, canavieiro, carrega tudo, silo e tanque inox. Na linha leve (carroceria sobre chassis), baú lonado, basculante, betoneira e tanque também já têm variação positiva.

Mas no geral, ambos os segmentos seguem com volumes menores nas vendas até julho: os licenciamentos de pesados recuaram 7,7% na comparação com os mesmos sete meses do ano passado, para 34 mil unidades entregues. Os leves fecharam o período com 28 mil produtos, 8,9% a menos.

“A crise econômica ainda existe, mas o mercado está buscando maneiras de se recuperar, com auxílio das diversas medidas tomadas pelo governo federal“, completa Fabris.



- Faça aqui o download dos dados da Anfir
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Implementos rodoviários, vendas, mercado, Anfir, carretas, caminhão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência