Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Randon inaugura nova área de ensaios dinâmicos em seu campo de provas
Vista aérea da nova pista de testes dinâmicos: área de 52 mil m2 e 180 metros de diâmetro

Engenharia | 26/10/2020 | 18h30

Randon inaugura nova área de ensaios dinâmicos em seu campo de provas

Novas pistas para testes de freios, pneus e estabilidade podem ser usadas por veículos leves ou pesados e carretas

PEDRO KUTNEY, AB

Após cerca de um ano de obras, o Centro Tecnológico Randon (CTR) localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, adicionou mais alguns tipos de testes ao seu já bastante amplo cardápio de serviços para desenvolvimento e validação de produtos da indústria automotiva. Foi inaugurada oficialmente na segunda-feira, 26, no campo de provas das Empresas Randon (também alugado a diversos clientes externos) a nova VDA, sigla em inglês para vehicle dynamic area, destinada a ensaios dinâmicos tanto de automóveis como ônibus ou caminhões, bem como seus implementos rebocados (carretas).


A nova área de 53 mil metros quadrados, em um grande círculo asfaltado com 180 metros de diâmetro, integra um enorme espaço para desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade. A estrutura conta ainda com mais duas facilidades, entre elas a maior pista de baixo atrito da América Latina, com 300 metros de comprimento e 6 de largura, onde foram assentadas 176 toneladas de blocos de basalto, para realização de provas de frenagem e ABS, incluindo solo molhado. Também integradas ao complexo estão pistas para medir ruído e desempenho de pneus.

“Agregamos mais serviços com foco em segurança veicular ao nosso CTR, que tem agregado muito valor às Empresas Randon. Com isso ampliamos a nossa capacidade de inovar e trazemos mais opções de desenvolvimento aos parceiros que também usam o centro”, destacou Daniel Randon, CEO do grupo.



PRONTO PARA ATRAIR MAIS CLIENTES



A VDA consumiu a maior parte dos investimentos de R$ 20 milhões aplicados este ano para aumentar as capacidades do CTR (leia aqui), que além dos aportes na nova estrutura de pistas de testes também envolveu a ampliação do laboratório estrutural e a criação do espaço Innovation Lab.

O objetivo é consolidar o campo de provas da Randon como um dos principais hubs de desenvolvimento para a indústria da mobilidade e assim atrair novos clientes que precisam desenvolver e testar veículos leves e pesados. Segundo a empresa, com a atual estrutura o CTR pode cobrir até 2024 as necessidades de validações de equipamentos e sistemas previstas pela legislação de segurança veicular– uma dessas necessidades é justamente a adoção obrigatória por lei de controle eletrônico de estabilidade (ESC) em todos os veículos vendidos no País a partir de 2022, o que exige a realização de muitos ensaios dinâmicos.

“Há cerca de dois anos começamos a traçar uma estratégia para o CTR aproveitar as novas oportunidades. Esse conjunto de iniciativas nos permite oferecer um atendimento completo aos nossos clientes e parceiros, no conceito ‘one stop shop’, ou seja, quem procurar o CTR terá em um só lugar a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, afirma César Augusto Ferreira, diretor de tecnologia e inovação de produto das Empresas Randon. “As novas pistas VDA e ABS são uma inovação não só para o mercado nacional, mas também global, pois existem poucas estruturas como essa no mundo, capazes de atender tanto veículos leves como pesados e implementos”, completa Ferreira.

Ao completar dez anos de atividades, o CTR hoje integra em uma área de 90 hectares 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, com diferentes pavimentos e irregularidades para realização de mais de 50 testes diferentes com veículos de até 16 toneladas por eixo. O centro também conta com um prédio de 2.200 metros quadrados, com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos. A equipe fixa do campo é composta por 90 pessoas, entre engenheiros, técnicos e pilotos.



Tags: Randon, CTR, Centro Tecnológico Randon, campo de provas, desenvolvimento, engenharia, indústria, investimento.

Comentários

  • PedroDonizetti de Oliveira

    Parabénspelo empreendimento e pensamento futurístico com relação ao meio automobilístico em geral , dando assim maior segurança aos clientes e consumidores ,

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência