Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA e Tim se unem para oferecer carros e serviços conectados

Novos negócios | 28/10/2020 | 21h15

FCA e Tim se unem para oferecer carros e serviços conectados

Empresas anunciam parceria e prometem lançamento da tecnologia para o 1º trimestre de 2021

GIOVANNA RIATO, AB

A FCA e a Tim anunciaram na quarta-feira, 28, parceria para oferecer carros, serviços e uma experiência conectada aos clientes. As empresas já trabalham no desenvolvimento destas soluções há cerca de dois anos, mas por enquanto a informação pública se restringe à parceria, sem muitos detalhes sobre os frutos da cooperação para o consumidor.

“A partir do primeiro trimestre de 2021 os nossos produtos conectados começam a chegar ao mercado. O objetivo é levar estas soluções para todo o nosso portfólio”, conta André Souza, Chief Information Officer (CIO) da FCA para a América Latina.



O executivo assegurou que a solução não será simplesmente um “hotspot wifi no carro”, mas algo que realmente agregue valor à experiência com o veículo. A promessa é de que a novidade já chegue ao mercado com mais de 30 recursos e possibilidade para os usuários de modelos Fiat, Jeep e RAM.

“Estamos empenhados em mapear as marcas que estão inseridas na jornada de mobilidade das pessoas e, assim, desenvolver soluções colaborativas, parcerias com outras marcas, como as que já temos com a Visa e com o McDonald´s”, conta Mateus Silveira, head de inovação de produto e conectividade da FCA para a América Latina. Ele complementa:

“O objetivo não é apenas promover conexão, mas trazer inteligência e criar soluções de grande valor percebido. Temos o smartwatch, o smartphone agora o smartcar”, conta.



Outra pista sobre as novidades que estão por vir que todo o sistema terá interface baseada em controle de voz. “Imagine poder pedir, por voz no celular, para o seu carro ligar o ar-condicionado para estar fresquinho quando você entrar nele”, exemplificou Souza.

Outras possibilidades são serviço de concierge, o recurso de estabelecer um perímetro em que o carro pode circular e receber notificação caso o veículo ultrapasse este limite, além de alertas de manutenção preditiva baseados em dados.

O executivo aponta que, com a cooperação entre as duas companhias, soluções, serviços e outras parcerias que a Tim oferece nos smartphones poderão ser incorporadas também nos carros. “As cooperações poderão surgir de ambos os lados: do nosso ou da FCA”, resume Paulo Humberto Gouvea, diretor corporate solutions da empresa de telecomunicações para o Brasil.

DE ONDE VIRÁ A CONEXÃO?



Toda a inteligência e comodidade prometidas pela FCA virão de fábrica nos carros da marca. Os modelos serão equipados com um eSIM, módulo ativado eletronicamente e já integrado à plataforma. Por isso, não será possível atualizar carros usados já em ccirculação para que eles passem a ser conectados.

A novidade, claro, terá um custo, mas ainda não se sabe em que medida ele vai impactar o bolso dos consumidores e nem de qual forma – se funcionará por assinatura, com um custo adicional na compra do carro ou pelo uso dos diferentes serviços conectados. “É cedo para falar. Vamos deixar para o lançamento do produto”, diz Souza, se referindo à chegada do primeiro carro conectado, no começo de 2021.



Tags: Tim, FCA, parceria, conectividade, serviços.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência