Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Maxion produz rodas de alumínio superleves no Brasil
Tecnologia da Maxion permite produzir aros menos espessos e mais leves, sem comprometer a resistência

Autopeças | 18/11/2020 | 18h25

Maxion produz rodas de alumínio superleves no Brasil

Até 1 kg a menos em cada roda graças à tecnologia desenvolvida pela fabricante

REDAÇÃO AB

Em tempos em que a redução de peso dos veículos é fator crucial para aumentar a eficiência energética, a Maxion Wheels – divisão da multinacional brasileira Iochpe-Maxion – está trazendo para o mercado nacional o seu aro com tecnologia RRT (Reduced Rim Technology) para rodas de alumínio. Segundo a empresa, a espessura do aro reduzida para apenas 2,15 mm permite fabricar uma roda com até 1 kg a menos, proporcionando uma redução de 4 kg a 5 kg no peso do veículo.

“Trabalhamos constantemente para atender as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes: design, tecnologia, uso de materiais alternativos para redução de peso”, explicou Franz Spring, diretor de engenharia da Maxion e um dos responsáveis por trazer a tecnologia RRT para o Brasil. “A redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Rota 2030 e o peso do veículo é fator chave nesse processo; rodas de alumínio ainda mais leves contribuem sensivelmente para a redução da massa suspensa”, acrescentou Spring.

O RRT é um processo de produção exclusivo da Maxion, que remove todo o material estruturalmente desnecessário, permitindo ter, ao final, uma roda de alumínio mais leve, sem comprometer o estilo, a resistência e o desempenho, como foi comprovado em testes realizados para homologação junto às montadoras, de acordo com a Maxion.

Essa tecnologia já é utilizada pela Maxion na Europa e agora está sendo implantada também nas rodas produzidas no Brasil, nas fábricas de Limeira e de Santo André – ambas no Estado de São Paulo – que receberam investimentos e mudanças em máquinas, moldes e processos produtivos para garantir a qualidade dos produtos.



Tags: Autopeças, Maxion, rodas, alumínio, peso, eficiência, Rota 2030, emissões, Franz Spring.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência