Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Indústria de pneus registra vendas 13% menores em 2020

Balanço | 13/01/2021 | 18h46

Indústria de pneus registra vendas 13% menores em 2020

Segundo Anip, setor não conseguiu reverter as perdas geradas pela pandemia

REDAÇÃO AB

A indústria nacional de pneus fechou 2020 com vendas 13% menores ao entregar 51,7 milhões de unidades, na comparação com o ano anterior, quando o setor vendeu quase 59,5 milhões, de acordo com dados da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Em seu balanço, a entidade indica que o segmento não conseguiu reverter as perdas profundas registradas em meses muito fracos, consequência da pandemia. Todos os segmentos encerraram o ano com volumes menores, sendo pneus de automóveis com queda de 19,2%, comerciais leves com 13% e pneus de carga com o índice negativo de 1,8% e os de moto, com a menor queda, de 1,2%, todos no comparativo anual.

Contudo, em dezembro as vendas para montadoras cresceram 56% na comparação com mesmo mês de 2019, fechando em pouco mais de 1,08 milhão de unidades. Para o mercado de reposição, as variação positiva das vendas foi mais tímida, da mesma forma positiva, com aumento de 1,3% em 2020, para 3,79 milhões de pneus. Com isso, o setor registrou crescimento de 9,5% das vendas totais do mês, mas o resultado não foi suficiente para cobrir a queda acentuada vista em meses anteriores.

“Em um ano totalmente único, com suspensão de produção por um período determinado e de amplas medidas de prevenção em relação a Covid-19 que ainda permanecem, a indústria de pneumáticos no Brasil respondeu prontamente as necessidades de todos os mercados, inclusive com crescimento no fornecimento do equipamento original”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip.

A balança comercial do setor fechou 2020 com superávit de US$ 220 milhões. Em volume, houve déficit, significando que o Brasil importou 9,6 milhões de pneus a mais do que exportou.



Tags: Pneus, indústria de pneus, vendas de pneus, Anip, balanço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência