Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor lança eixo MS-160 EVO desenvolvido no Brasil
MS-160 EVO é mais leve e robusto que o eixo antecessor e foi desenvolvido no Brasil

Autopeças | 20/01/2021 | 19h02

Meritor lança eixo MS-160 EVO desenvolvido no Brasil

Mais leve, robusto e com novo design, componente deve entrar em produção a partir do segundo trimestre deste ano

REDAÇÃO AB

A Meritor Brasil, principal fabricante de eixos trativos do País, apresentou na quarta-feira, 20, o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas e que, como o nome indica, é derivado do MS-160, modelo de grande representatividade da empresa no mercado global. O novo componente recebeu diversos aprimoramentos, ficou mais leve e robusto, além de apresentar novo design que atende às necessidades do segmento de pesados. A previsão é que o novo componente entre em produção no segundo trimestre deste ano.

“O MS-160 EVO surgiu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil. “O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”, acrescentou.

Os engenheiros da Meritor iniciaram o desenvolvimento do MS-160 EVO tendo como meta a otimização e a integração de componentes fundidos. Assim, por meio do conceito Power Density foi possível projetar um design mais robusto e sem fixadores, ao integrar a caixa do diferencial com a do pinhão, o que permitiu reduzir o número de componentes, aumentando a confiabilidade do produto e mantendo a bem-sucedida entrega técnica do modelo antecessor.

DESENVOLVIMENTO 100% BRASILEIRO



Graças a essas melhorias, a equipe de engenharia da Meritor Brasil conseguiu fazer o MS-160 Evo pesar 52 kg – o que corresponde a uma redução de 22 kg em relação ao eixo anterior. Além disso, foi desenvolvida uma nova caixa satélite, que proporciona uma melhora significativa na lubrificação do novo eixo.

“Trata-se de um produto que garante maior disponibilidade do veículo em operação, bem como maior vida útil do sistema, devido a eliminação da caixa do pinhão”, explica Fábio Brandão. O MS-160 Evo é mais um equipamento totalmente desenvolvido no Brasil, desde a sua concepção até a validação e a homologação, resultado do trabalho dos profissionais nos laboratórios da Meritor, localizado em Osasco (SP).



Tags: Autopeças, Meritor Brasil, eixo, MS-160 EVO, desenvolvimento, engenharia, Brasil, Osasco, Fábio Brandão.

Comentários

  • AndréVanini

    Éum prazer fazer parte dessa equipe da engenharia do produto da Meritor.

  • MarcioSantinelli

    Parabénsa todo time pelo engajamento !!! Sucesso Sempre aos Produtos Meritor !!! Inovar é nosso lema, para sermos competitivos. Marcio Santinelli

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência