Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 13/10/2008 | 00h00

Como tirar o ministro do Meio Ambiente da sinuca?

Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, entidades e indústria automobilística estão empenhados em encontrar uma saída para a sinuca provocada pelo ministro Carlos Minc, do MMA, que se mostrou inflexível quando ao cumprimento da legislação de emissões na etapa correspondente a P6 do Conama (Euro 4).

Automotive Business

Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, entidades e indústria automobilística estão empenhados em encontrar uma saída para a sinuca provocada pelo ministro Carlos Minc, do MMA, que se mostrou inflexível quando ao cumprimento da legislação de emissões na etapa correspondente a P6 do Conama (Euro 4). A partir de janeiro só serão emplacados veículos que obedeçam às normas Euro 4, segundo o ministro. Todo mundo sabe que não há veículos adequados para atender a essa exigência, nem mesmo combustível com baixo teor de enxofre necessário para os sistemas de combustão e exaustão funcionarem de forma adequada. Mantido o impasse, a indústria vai recorrer a liminares, baseada no prazo legal para desenvolvimento de motores e veículos, que é de 36 meses após a publicação da especificação do combustível. Como a ANP só publicou a especificação em outubro de 2007, a Euro 4 só poderia ser exigida em outubro de 2010. Dizem os ambientalistas que a maioria dos interessados em levar adiante a nova etapa da legislação de emissões fez corpo mole. A indústria se defende com base na legislação e assegura que nem mesmo havia combustível de referência disponível para os testes. Sem testes de longa duração não há como calibrar motores e oferecer garantia – dizem os técnicos. A Petrobras afirma que tem o combustível, mas fabricantes garantem que não recebem o que pedem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência