Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 16/12/2010 | 09h16

Greve no setor aéreo durante o Natal?

Não houve acordo entre aeroviários e empresas aéreas.

Vladimir Platonow, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Vladimir Platonow, Agência Brasil

Fracassou a reunião desta quarta-feira, 15, entre aeroviários, aeronautas e empresas aéreas. Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, não houve qualquer avanço na proposta patronal, frente aos pedidos dos trabalhadores, o que aponta para uma greve nacional marcada para o próximo dia 23, antevéspera do Natal.

“As empresas estão jogando no confronto. É preciso deixar claro que os trabalhadores vão para a greve dia 23 não por vontade de parar, mas por causa do radicalismo na mesa por parte da bancada patronal”, afirmou Selma.

A sindicalista ressaltou que as empresas aéreas estão passando por um ótimo momento financeiro, impulsionado pelo grande número de passageiros. “Estão vivendo um céu de brigadeiro e não querem dividir nada de ganho real com os trabalhadores. Que fique claro: eles estão nos empurrando para a greve”.

Na reunião de hoje, os aeroviários – funcionários que trabalham em terra – chegaram a reduzir a reivindicação de aumento salarial de 15% para 13%, mas as empresas mantiveram apenas a oferta de repor a inflação do período pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculada em 6,08%.

Segundo a assessoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), o índice inclusive já está sendo incorporado nos salários de dezembro e também no décimo terceiro salário. O Snea argumenta que as empresas estão sem capacidade de oferecer melhor proposta pois obtiveram apenas lucro operacional este ano.

A assessoria das empresas disse que não está trabalhando com a hipótese de greve, mas que se isso ocorrer os maiores prejudicados serão os passageiros.



Tags: INPV, empresas aéreas, greve, Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência