Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Tesla anuncia o Model S Plaid, seu novo carro de luxo

Lançamentos | 11/06/2021 | 16h0

Tesla anuncia o Model S Plaid, seu novo carro de luxo

Com sistema de entretenimento comparável ao do PlayStation 5, carro vai de 0 a 96 km/h em 1,99 segundo

REDAÇÃO AB



O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou hoje o novo carro elétrico da fabricante, o Tesla Model S Plaid. Voltado ao mercado de luxo, é o modelo mais potente já lançado pela Tesla, com 1.034cv. Segundo a fabricante, o veículo vai de 0 a 96 km/h em 1,99 segundo e atinge velocidade máxima de 322 km/h. Uma variante desse modelo, o Plaid+, que teria mais autonomia, foi cancelada.

O desempenho do Plaid é garantido por três motores elétricos com rotores de carbono. "Pelo que sabemos, é a primeira vez que um carro de produção adota motores elétricos com rotor de carbono”, afirmou Musk no evento de anúncio, realizado na fábrica em Freemont (EUA). “É uma coisa muito difícil de fazer porque o carbono e o cobre têm taxas de expansão térmica muito diferentes, mas isso nos permite alcançar potências superiores", disse o CEO. Com isso, os motores podem girar potencialmente a 20.000 rpm ou mais. Ele ainda afirmou que o Plaid é “mais rápido que qualquer Porsche, mais seguro que qualquer Volvo”.

A autonomia é de 628 km/h e alimentação do veículo garante uma recarga equivalente a 300 km em 15 minutos. O veículo utiliza os Superchargers V3, tecnologia de recarga apresentada em 2019, mas Musk afirmou que os carregadores podem subir de potência em breve, o que diminuiria ainda mais o tempo de espera quando o motorista carrega nas estações da fabricante.

O visual por fora é bem parecido com o do Model S tradicional, mas o interior mudou bastante. Na tela multimídia de 17 polegadas com resolução de 2200 por 1300 pixels, é possível acompanhar filmes e jogos. O sistema de entretenimento é descrito por Musk como “no nível do PlayStation 5” por ser abastecido por processadores AMD com 10 teraflops de processamento. Já o sistema de som, com 22 alto-falantes de 920 watts, seria comparável ao de um home-theater.

Os benefícios ainda incluem um amplo porta-malas e carregadores USB-C para todos os passageiros. Também será possível adquirir o carro com um volante tradicional ou então na polêmica versão Yoke, anunciada este ano, que é retangular e inspirada em joysticks de avião.

Sob o preço de US$ 129.900 (R$ 667.200), a produção dos Plaids começará com 100 exemplares por semana, número que deve chegar a 1.000 até o terceiro trimestre de 2021. Vale lembrar que a Tesla só vendeu 2.020 Teslas modelos S/X no primeiro trimestre deste ano, em comparação a 18.920 unidades vendidas no trimestre anterior, em parte por causa da competição com outras fabricantes.



Tags: Tesla, Model S Plaid, lançamento, carro elétrico.

Veja também

Mobility Now