Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 18/11/2011 | 15h27

Aliança VW-Suzuki azeda ainda mais

Japoneses dizem ter encerrado parceria e querem suas ações de volta

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A disputa sobre o destino da aliança entre a Volkswagen e a Suzuki Motor Corporation está prestes a enfrentar mais de um ano de arbitragem. Segundo a Dow Jones, a montadora japonesa teria dito nesta sexta-feira, 18, que dará início aos procedimentos, a menos que a Volkswagen venda de volta sua participação de quase 20% na companhia.

Refletindo sua frustração com o lento progresso das discussões, a empresa japonesa anunciou ter encerrado sua parceria com a Volkswagen, visto que a alemã não acatou seu pedido por conversações de alto nível. Em resposta, a VW reiterou seus planos de manter a participação.

Se a Volkswagen não mudar de ideia, a Suzuki começará a arbitragem antes do tempo “em um país neutro, fora do Japão e da Alemanha”, afirmou o vice-presidente-executivo da Suzuki, Yasuhito Harayama, em entrevista coletiva. Segundo ele, a solução para a disputa pode levar entre um ano e meio e dois anos.

A montadora japonesa disse hoje que criou um esquema para comprar de volta as ações detidas pela Volkswagen, em preparação para seu plano para dissolver a parceria. Sob o esquema, a Suzuki pode comprar de volta até 112.210.000 ações próprias, ou 20% das ações em circulação, entre 21 de novembro deste ano e 16 de novembro do próximo ano.

A Suzuki disse que venderá de volta sua participação de 1,5% da montadora alemã se ela concordar em devolver suas ações. A Volkswagen comprou a participação na Suzuki em 2009 por cerca de € 1,7 bilhão, procurando se beneficiar da experiência da japonesa nos carros pequenos, enquanto a Suzuki esperava tirar proveito da tecnologia do parceiro no que na tecnologia dos motores para redução de consumo.



Tags: Aliança, Volkswagen, VW, Suzuki, Suzuki Motor Corporation, Yasuhito Harayama.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Automotive Business
Avenida Iraí, 393, CJ 53, Moema, São Paulo - SP - CEP 04082-001 | Tel.: (11) 99996-1656