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Negócios | 02/07/2013 | 17h04

Itatiaia e Guaíba brigam pela fábrica de caminhões da Foton Aumark

Definição do local sai até 9 de julho, data em que montadora apresentará projeto ao MDIC

ANA PAULA MACHADO, PARA AB

A Foton Aumark está cada vez mais perto de definir o local de sua fábrica no Brasil. A montadora chinesa, que tem à sua frente o ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, o Mendonção, está entre as cidades de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e Guaíba, no Rio Grande do Sul.

“O que vai definir o local serão os incentivos oferecidos pelas localidades. Vamos resolver isso em breve, pois temos reunião marcada no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) no dia 9 de julho para apresentar todo o projeto. Estamos correndo contra o tempo”, disse o executivo.

No início de junho o presidente mundial da Beiqi Foton Motor Company, Wang Jinyu, e o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, assinaram acordo de cooperação internacional para a construção da planta da fabricante de caminhões no Brasil (leia aqui).

O projeto inicial foi totalmente revisto pelas empresas. Isso porque os executivos chineses e brasileiros identificaram potencial maior do mercado nacional e agora a planta vai produzir uma linha completa de caminhões, desde os semileves até os extrapesados.

Com isso, o investimento R$ 200 milhões previsto anteriormente foi revisto e a montadora vai aplicar R$ 250 milhões no Brasil. “Essa reformulação fez o nosso projeto ganhar corpo e com isso tivemos de aumentar os investimentos iniciais”, disse recentemente o vice-presidente da Foton Aumark, Orlando Merluzzi.

A unidade brasileira entrará em operação no fim de 2015. Na primeira fase do projeto, a fábrica terá capacidade para produzir 21 mil caminhões por ano. Segundo o executivo, nessa etapa serão montados aqui no país veículos das categorias semileve a médio.

Em 2018, o projeto prevê o aumento da capacidade produtiva e início da montagem dos caminhões mais pesados. Nessa segunda fase, a montadora vai poder fabricar 50 mil veículos/ano. Pelos estudos da Foton, a fábrica vai contar também com um condomínio de fornecedores para abastecer a linha de montagem. De acordo com o projeto, primeiro a montadora contará com fabricantes de autopeças nacionais e depois poderá intermediar a vinda de empresas chinesas para integrar o condomínio.

Por enquanto, a única parceira confirmada é a Cummins. Assim como já acontece na China, a fabricante de motores diesel vai fornecer blocos e componentes para toda linha de caminhões da companhia, além de assistência técnica em todo território nacional para os veículos da marca.

“Vamos ser uma fábrica completa, não vamos montar em regime de CKD. Até porque o Inovar-Auto não beneficia aquele fabricante que escolher essa modalidade de produção”, disse Merluzzi. “As novas regras são extremamente importantes para que o projeto se concretize. Precisamos definir a questão da fábrica para sermos beneficiados com as cotas de importação na produção”.

Pelo Inovar-Auto, as novas fabricantes podem importar cota de até 25% da capacidade produtiva sem a penalidade dos 30 pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A empresa pode ainda pagar o IPI majorado para trazer do exterior volume correspondente a outros 25% da capacidade produtiva da futura fábrica. Nesse caso, quando a planta entrar em operação, a companhia poderá recuperar até 35% do tributo adicional pago.



Tags: Foton Aumark, fábrica, investimento, MDIC.

Comentários

  • marcos

    Eu não consigo entender os caras não vende nada do Brasil como a Chery e querem fazer fabrica isto que é jogar dinheiro no Lixo mesmo

  • Lauri

    Espero que a resposta em relação ao local da montadora seja Guaíba, cidade que sofreu muito na época das negociações frustradas com a Ford, seria sem dúvida mais um grande alavancador para negócios nesta região e também colocando o RS mais uma vez no cenário nacional de grandes investimento no setor automotivo!

  • Fábio

    O progresso é fator fundamental à implementação de uma renda melhor aos habitantes de um município, gerando renda e consumo em toda a cadeia produtiva. Junto com a dádiva do progresso deve-se também pensar em planejamento estrutural do município, como moradia, saneamento, escola e principalmente segurança; pois o benefício deve ser completo e não apenas festivo como a inauguração de uma nova unidade produtiva, evitando assim a proliferação de favelas juntamente com a proliferação de bolsões de misérias periféricas. Que venha o progresso juntamente com a consciência (por parte dos políticos) de uma melhor condição de vida à população local em todos os níveis.

  • Ademar da silva

    felizmente já estava mais que na hora de vir um investimento deste porte para nossa cidade,mas espero que não fique somente no papel,estamos precisando dar um levante para alocar nossos jovens no mercado de trabalho.......Parabéns Guaíba vamos que vamos.....dessa vez tem que se concretizar o projeto.......

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