Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Foton poderá fazer pesados e picapes no País
A partir da esquerda: Wang Xiangyin, Tarso Genro e Luiz Carlos Mendonça de Barros

Indústria | 27/11/2014 | 19h33

Foton poderá fazer pesados e picapes no País

VP da Beiqi assina adicional para produção local de mais veículos

REDAÇÃO AB

A Foton avaliará a possibilidade de fabricar no Brasil caminhões pesados, picapes e até veículos de passageiros a partir de um adicional acrescentado ao protocolo de intenções que a empresa tem como o governo do Rio Grande do Sul, onde construirá sua fábrica para a montagem de caminhões médios a partir de 2016. O aditivo foi assinado pelo vice-presidente da Beiqi Motors, Wang Xiangyin, durante reunião com o governador do Estado, Tarso Genro, na presença de Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Caminhões, empresa representante da marca no Brasil.

“É a primeira vez que os chineses falam sobre esta intenção com a gente. Vamos conversar agora sobre esta linha e a lógica é fazer tudo aqui”, afirma Mendonça de Barros, em nota distribuída à imprensa.

O VP da Beiqi, gigante chinesa e dona da marca Foton, aproveitou a passagem pelo País entre os dias 24 e 25 para visitar o local da futura planta industrial em Guaíba e debater os planos da empresa no Brasil para 2015. Também participaram os executivos da Foton Internacional: o vice-presidente Qian Zijun, o diretor geral da divisão de LDT, Cheng Wanzhi, e Liu Shengchao, country manager Brasil, que ficarão no País por mais duas semanas junto com outros membros da comitiva chinesa.

De acordo com Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, os executivos da Beiqi Foton declararam plena satisfação com a evolução da empresa no Brasil: “Além de visitarem as obras da fábrica em Guaíba, conheceram o centro de preparação e distribuição de produtos e duas concessionárias da marca, no Rio Grande do Sul. Eles estão reconhecendo a capacidade brasileira em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante o projeto de estabelecimento da Foton no Brasil e por isso já decidiram que, pela primeira vez, a conferência internacional da Foton será realizada aqui, no fim de 2015”, revelou.

Com investimento de R$ 250 milhões confirmados em abril deste ano, a Foton iniciou as obras de sua fábrica brasileira, cuja capacidade é planejada para 20 mil caminhões por ano (leia aqui).



Tags: Foton, caminhões, fábrica, Beiqi Motors, Wang Xiangyin.

Comentários

  • Feliciano JR

    Das chinesas esta é a unica que dará certo no Brasil ! estão começando a fazer o trabalho corretamente , embaixo do caminhão chines tem a referencia que o mercado conhece e confia ( motor cumins , caixa de cambio ZF ) . se a Foton fizer o que a Hyundai fez no Brasil , ter muitas concessionárias , pós vendas rápido e de baixo custo bem provável que conquistem uma boa fatia do mercado . Feliano JR 11-97183-8707

  • Roberto

    O produto FOTOM é muito bom e chega com powertrain nacionalizado com marcas líderes de mercado. Como o Pres. Luis Carlos Mendonça Barros comentou sobre a lógica chinesa é uma sinalização que podem implementar a linha produtos desde pickup leves até caminhões pesados. Por atuar na área acompanhei o processo da FOTOM desde sua concepção e o Grupo LCM realiza um trabalho muito consistente, com os produtos , Rede de Distribuidores e Pós/Venda. A linha de 3,5 ton. até 10 ton. com a configuração e sua política de precificação já alertou os concorrentes locais que mais um competidor de peso chegou para ficar. Como comentei com amigos que estão na FOTOM em 2015 irá se comprovar a dinâmica da marca e do mercado de leves e semi leves. O mercado agradece .

  • Roberto Lopes

    A FOTOM Automark tem bons produtos e aplicam o powertrain nacionalizado com as marcas lideres no mercado Brasileiro. O comentário de Luis Carlos Mendonça de Barros reafirma que a lógica chinesa e implementar toda linha de produtos , mas o inicio com a gama de 3,5 ton. até 10 ton. , e o consistente projeto do Grupo LCM quanto a planta local , Pós Venda e Rede de Distribuidores confere muita confiança. Os competidores locais que já atuam nestes segmentos já se preocupam pois esta é uma nova marca que veio para ficar . Por atuar neste mercado e ter acompanhado o processo , creio que em 2015 irá surpreender positivamente a dinâmica da Marca e seu posicionamento no mercado.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now