Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
VW engana o mundo com falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA
O recém-lançado crossover elétrico ID.4 seria o primeiro a usar o falso novo nome Voltswagen nos Estados Unidos

Marketing | 30/03/2021 | 18h10

VW engana o mundo com falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA

Empresa faz brincadeira de mau gosto em antecipação ao dia da mentira, em lance de marketing para divulgar eletrificação e tentar superar o “dieselgate”

REDAÇÃO AB

Em uma brincadeira de mau gosto com verniz de lance de marketing para divulgar seu plano de eletrificação e tentar superar o escândalo “dieselgate”, a Volkswagen enganou novamente a imprensa mundial, ao divulgar um falso comunicado com aparência séria em seu site de imprensa nos Estados Unidos. Na terça-feira, 30, em uma antecipação ao dia da mentira em 1º de abril, também conhecido como “dia dos bobos” em alguns países, a empresa mentiu e fez de bobos alguns milhões de pessoas ao anunciar a troca de um “k” por um “t” em seu nome nos EUA, que passaria de Volkswagen Group of America para Voltswagen of America, em alusão à ambiciosa ofensiva de lançamentos de carros elétricos que a empresa está fazendo.

A falsa mudança de nome foi anunciada como verdadeira durante toda a terça-feira por diversos veículos de comunicação em todo o mundo, não foi desmentida oficialmente pela Volkswagen em nenhum momento. Somente no fim do dia alguns jornais publicaram alertas sobre o engodo, tratado como estratégia de marketing para melhorar a imagem da mesma empresa que foi flagrada mentindo em 2015, justamente nos Estados Unidos, onde foi descoberto que carros da marca com motor diesel emitiam mais poluentes do que o permitido pela legislação, burlando testes por meio de um módulo eletrônico que fraudava as medições em laboratório.

O escândalo conhecido como “dieselgate” custou a cabeça dos principais executivos da companhia – alguns foram até presos –, além do pagamento de indenizações que encostam em € 10 bilhões e o recall de mais de 2 milhões de veículos de várias marcas do grupo, que em ato contínuo anunciou o lançamento de uma ofensiva de eletrificação sem precedentes na indústria, com o objetivo de mudar o foco e limpar a imagem da empresa. Uma nova mentira, ainda que de brincadeira, abre margem para mais desconfiança e o que deveria ser um ousado lance de marketing pode restar na lembrança como “voltsgate”.

Com ares de seriedade, empresa divulgou em um comunicado oficial, retirado do site no fim do dia, que a mudança de nome para Voltswagen era “uma declaração pública dos próximos investimentos futuros da companhia em eletromobilidade”. Seria justo concluir, portanto, que tais investimentos são falsos.

O comunicado chegou a divulgar até uma declaração de Scott Keogh, presidente e CEO do de Volkswagen Group of America, ou da “Voltswagen of America”. Ele teria afirmado: “A ideia de ‘Carro do Povo’ está nos fundamentos da companhia. Nós dissemos, desde o começo de nossa mudança para um futuro elétrico, que vamos produzir veículos elétricos para milhões, não apenas para milionários. Por isso essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado e o compromisso com o futuro de ser o ‘Carro Elétrico do Povo’.” Os “bobos” do dia acreditaram.



Tags: Volkswagen, Voltswagen, VW, Estados Unidos, EUA, America, dia da mentira, ID.4, marca, marketing, imagem.

Comentários

  • José

    Escrevaaqui o seu comentário: SEM COMENTÁRIOS, VOLKTSWAGEN, SEM COMENTÁRIOS.

  • Denis

    Emvários grupos de WhatsApp a notícia foi dada como certa. Ainda bem que há a Automotive Business, uma empresa séria e que esclarece o assunto. Este deve ser o papel da imprensa responsável. Parabéns!!!

  • MARCUSVINICIUS RAPOSO

    Nãovejo como um ato de enganar, foi uma brincadeira, uma jogada de marketing. Não vejo problemas. Vejo problemas no mundo de hoje, tudo que se faz diferente já vem um mimimi danado. Acho que a Volks mandou bem e a ideia de trocar uma letra foi interessante. Quando li a noticia achei que foi uma ideia que para momento de transformação da industria automotiva muito boa. Bom essa minha opinião. Valeu.

  • ROBERTOJAMES LIMA LEITE

    Eugostei da ousadia. Estamos em plena revolução.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now