Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Implementos crescem 41,5% no trimestre, embalados pela venda de caminhões

Mercado | 06/04/2021 | 17h52

Implementos crescem 41,5% no trimestre, embalados pela venda de caminhões

Setor superou dificuldades no abastecimento de componentes e emplacou 35,9 mil unidades no período

MÁRIO CURCIO, PARA AB

Como consequência dos bons resultados no setor de caminhões (leia aqui), a venda de implementos rodoviários em março somou 13,5 mil unidades, anotando alta de 22,1% sobre fevereiro. Na comparação com março de 2020 o crescimento foi de 40%.

No acumulado do ano foram licenciados 35,9 mil implementos, 41,5% a mais que no primeiro trimestre de 2020. Os números foram divulgados na terça-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). Apesar de a falta de componentes também afetar a produção de implementos, a agilidade dos fabricantes em buscar alternativas teria permitido que as entregas ocorressem com regularidade no começo do ano.

“Operamos com carteira de longo prazo e estamos realizando as entregas das vendas acertadas anteriormente”, afirma o presidente da Anfir, Norberto Fabris.



A maior alta ocorreu na divisão de reboques e semirreboques. Foram 21,3 mil unidades, 61,7% a mais que em iguais meses do ano passado. O maior volume licenciado nesse segmento foi o de basculantes, com 5,8 mil unidades e acréscimo de quase 110%.

Os reboques graneleiros somaram 4,2 mil unidades no primeiro trimestre e alcançaram 50% de crescimento. Outros modelos com participação importante foram os baús de carga geral (2,5 mil, alta de 94,9%) e os baús lonados, em regra usados para o transporte de bebidas. Estes somaram 1,6 mil unidades e tiveram crescimento trimestral de 26,2%.

Na divisão de carroceria sobre chassi, os baús de alumínio/frigorífico foram os mais emplacados, 6,5 mil unidades, acréscimo de 18,2%. A maior alta porcentual nos implementos sobre chassi ocorreu na entrega de betoneiras (129,3%), mas o volume foi pequeno no trimestre, menos de 350 unidades. A Anfir também comemora crescimento de mais de 120% nas exportações do trimestre, mas o volume foi baixo, 661 unidades.



- Faça aqui o download dos dados da Anfir
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Anfir, Norberto Fabris, caminhões, reboques, semirreboques, carroceria, chassi, graneleiro, basculante, betoneira, baú lonado, baú de alumínio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now