Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Jeep vende quase toda produção do Compass até junho
O Compass 2022: entregas começam em maio e produção está quase toda vendida até junho

Mercado | 09/04/2021 | 19h00

Jeep vende quase toda produção do Compass até junho

Marca esgotou em 48 horas pré-venda de mil unidades da Série Especial 80 Anos e já tem 1,8 mil pedidos

PEDRO KUTNEY, AB

A falta de componentes que afeta as linhas de montagem combinada com o inesperado e expressivo crescimento de 29% da vendas no primeiro trimestre, fez a Jeep vender quase toda a produção planejada do Compass até junho. A fábrica de Goiana (PE) – onde também são produzidos o SUV menor Renegade e a picape Fiat Toro – segue trabalhando em três turnos, mas não consegue operar a todo vapor, pois depende do ritmo das entregas dos fornecedores, que está mais lento, segundo a direção da empresa.

O ano começou acelerado como nunca para a Jeep no Brasil. Com apenas dois modelos nacionais (Compass e Renegade), o mais barato deles custando acima de R$ 100 mil, e antes mesmo de apresentar qualquer novidade para 2021, a marca emplacou 34 mil veículos no primeiro semestre, número 29% acima do registrado no mesmo período de 2020, quando a pandemia ainda não tinha afetado a economia. Nos três meses a Jeep também dominou 23% das vendas de SUVs no País, com a marca e o modelo mais vendidos do segmento.

O embalo positivo continuou com a pré-venda do Compass 2022 Série Especial Jeep 80 Anos aberta na segunda-feira, 5, que em 48 horas esgotou o primeiro lote de mil unidades da nova versão flex do modelo, lançado por R$ 163 mil e equipado com o inédito motor etanol-gasolina 1.3 turbinado de 185 cv. “Nunca vi tamanha velocidade de vendas, para carros mais baratos ou mais caros, realmente não esperávamos vender mil unidades em menos de dois dias, e o modelo nem está disponível nas concessionárias ainda”, afirma Everton Kurdejak, diretor comercial da Jeep.

Segundo o executivo, 97% dos compradores já são clientes Jeep, porque as primeiras 48 horas da pré-venda foram exclusivas para eles. Até quinta-feira, 8, já tinham sido encaminhado pelo site e concessionárias 1,8 mil pedidos da nova versão flex do Compass e a tendência estatística era ultrapassar 2 mil até a segunda-feira, 12, quando será aberta uma nova pré-venda, desta vez com as demais versões bicombustível 4x2 do SUV (Sport, Longitude e Limited), mas essas com preço aproximado (ainda não divulgado), que poderá mudar na data do faturamento, a partir de maio, a depender de opcionais escolhidos e variações dos custos de produção.

Assim como aconteceu com a pré-venda da Série Especial 80 Anos do Compass, a promessa é que as novas encomendas das demais versões sejam atendidas em até 30 dias, mas para quem optar pela edição histórica (situada acima da intermediária Longitude e abaixo da topo de linha Limited) a espera para receber o carro pode variar de 45 a 60 dias, admite Kurdejak.

COMPASS DIESEL TENDE A PERDER TERRENO PARA O FLEX



A versão 4x4 do Compass 2022, equipada com o mesmo motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, estava prevista para começar a ser vendida somente em junho, isso porque a produção de abril e maio do modelo 2021 já está toda encomendada. Por isso a Jeep já avalia abrir a pré-venda também do Compass 2022 a diesel.

Segundo Kurdejak, a expectativa é que a chegada da versão flex mais econômica e potente (em comparação com a equipada com o ineficiente motor 2.0) deverá mudar o mix de vendas do Compass, hoje quase que dividido meio-a-meio entre o diesel 4x4 e o bicombustível 4x2.

“Pessoas que compravam o modelo diesel porque queriam uma opção mais econômica e sentiam falta de torque e potência do flex, agora têm à disposição o motor 1.3 turbo que oferece economia e potência, o que pode fazer a preferência pender para o flex, mas não sabemos ainda o quanto, se será uma proporção 60%-40% ou mesmo 70%-30% a favor do 4x2, porque a Jeep tem muitos clientes que fazem questão da tração 4x4 só disponível no diesel”, explica o diretor.



Tags: Jeep, Compass, lançamento, mercado, Stellantis, versão comemorativa Jeep 80 anos, SUV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now