Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Nio inaugura primeira estação de troca de baterias automatizada na China
Modelo ES8, o SUV da Nio, no lançamento da nova estação

Elétricos | 21/04/2021 | 17h58

Nio inaugura primeira estação de troca de baterias automatizada na China

Sistema inteligente permite que veículos sejam manobrados automaticamente para realizar a substituição das baterias

REDAÇÃO AB

A Nio, fabricante chinesa de veículos elétricos, apresentou a segunda geração de estações para troca de baterias de seus carros em Pequim. Trata-se do primeiro local do tipo desenvolvido em parceria com a empresa de energia Sinopec. Com operações restritas atualmente ao mercado chinês, a Nio inovou com um conceito no qual o conjunto de baterias de seus automóveis são compartilhados.

Assim, em vez de recarregá-las, o proprietário do veículo precisa se dirigir a uma estação e trocar o conjunto com pouca energia por outro. De acordo com a empresa, esse sistema torna a aquisição do automóvel mais acessível, já que as baterias são o componente mais caro dos elétricos. Como o dono do carro não precisa comprar a bateria, basta pagar uma taxa mensal do programa BaaS (Battery As a Service).

A nova estação de troca, batizada de Nio Power Swap Station 2.0, possui 239 sensores que permitem ao carro manobrar de maneira autônoma para o interior do local, para que seja efetuada a troca do conjunto de baterias enquanto o motorista permanece no veículo – a operação demora cerca de três minutos. A empresa garante que a estação é capaz de realizar mais de 300 operações por dia, já que é mais eficiente.

“A colaboração entre a Nio e a Sinopec vai permitir consolidar os recursos de ambas de forma eficiente e trazer uma melhor experiência de carregamento e de troca das baterias para os usuários dos veículos elétricos. A determinação da Sinopec em investir em serviços de energia verde vai incentivar mais pessoas a adotarem novos veículos movidos com esse tipo de energia”, afirmou William Li, fundador, presidente e CEO da Nio.



Tags: Elétricos, Nio, Sinopec, baterias, estações de troca, Power Swap Station 2.0, William Li.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now