Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
ZF do Brasil ganha fábrica de direção elétrica mais moderna do mundo
A nova linha de direção elétrica em Limeira: 40 pontos de inspeção robotizada

Indústria | 29/04/2021 | 19h16

ZF do Brasil ganha fábrica de direção elétrica mais moderna do mundo

Linha de montagem inaugurada na unidade de Limeira (SP) não tem similar dentro do grupo, segundo a empresa

REDAÇÃO AB

A ZF do Brasil inaugurou na sua fábrica de Limeira (SP) uma linha para a produção de colunas de direção elétrica que é a mais moderna do mundo dentro do grupo, de acordo com comunicado oficial divulgado pela empresa nesta quinta-feira, dia 29.

Equipada com alto nível de automação e controle, a nova linha começou a operar em fevereiro com 33 estações de trabalho em um único turno, mas a previsão é ampliar a produção no segundo semestre. Ela tem prensas e parafusamento com controle de torque e ângulo totalmente automatizados, com um sistema robotizado de 40 pontos de inspeção.

Gustavo Mociaro, gerente sênior de engenharia de manufatura, diz que nenhuma outra linha de produção deste tipo de componente no mundo conta com esta tecnologia dentro do Grupo ZF. “A nova linha de produção de colunas de direção elétrica da ZF vai ao encontro do crescimento contínuo da demanda por esse tipo de componente no Brasil”, diz Mociaro.

Levantamento da ZF feito em 2009 mostra que 89% dos veículos leves fabricados no Brasil tinham sistemas de direção hidráulica ou mecânica e apenas 1% usava direção elétrica. Em 2020, a proporção mudou para 27% de direção hidráulica ou mecânica e 73% de elétrica. Estima-se que a partir de 2024 o sistema elétrico vai atingir 90%.

As colunas de direção elétricas começaram a ser produzidas pela primeira vez no Brasil em 2012 nessa mesma fábrica da ZF, que atingiu a marca de 4 milhões de colunas em dezembro de 2020, segundo a empresa.



Tags: ZF, direção elétrica, Limeira, tecnologia, .

Comentários

  • Sandro

    Acompanhare desenvolver processos com tecnologia coloca a empresa em outro patamar. Desta forma vem buscando cada vez mais atender os clientes em todo o mundo.

  • Alan

    Parabénsao time de desenvolvimento, a linha de montagem é realmente um marco no que tange digitalização e análise de informações.

  • MarcusVinicius

    Minhaprimeira empresa de carteira assinada foi na Tambaú hidráulica aqui no Rio de janeiro em Duque de Caxias . A Tambaú e uma excelente empresa do grupo ZF . Deixei lá muitos amigos e aprendi muito . Contínuo no ramo de hidráulica já a 28 anos.

  • Paulo

    Parabénsao time

  • WilsonRocha Filho

    Aevolução tecnológica do site de Lmeira, coloca todo seu Corpo de Colaboradores a nivel de excelência Global! Parabéns gente boa! Abraços Rocha

  • FernandoLotto

    Trabalhona empresa há 25 anos, atuei nas linhas de direções mecânicas, hidráulicas e agora no novo marco, que é a direção elétrica inserida na planta desde 2011! Desejo muito sucesso e crescimento a todos vê meus parabéns a todo o time! ????????????????????

  • Robson

    Seriamuito interessante ter direção elétrica para carros antigos, o gosto por carros antigos já contagia boa parte dos brasileiros.

  • Victor

    Queorgulho fazer parte desta história com startes das linhas 1.2.3.4 e agora a 5 qualidade comprometimento segurança são nossos alicerces para construir um futuro melhor visando que a tecnologia seja não só um futuro e sim um item de segurança salvando vidas e trazendo o bem estar para todos nós.... Obrigado ,determinação e garra sempre desafios são de grande importância para nosso desenvolvimento , estamos no caminho certo inovando e renovando sempre somos a ZF prazer...

  • Afonso

    ParabénsGustavo Mociaro Lalla

  • LuizArtur

    Alegriade ver um investimento deste no Brasil e o fortalecimento da industria

  • LucianoAparecido Moraes sobrinho

    muitobom ZF. Como eu trabalho na linha pesada Agora linha leve e elétrica uhh maravilha vou fica no aguardo sobre todas as novidades. Obrigado ZF.abraços

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now