Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Stellantis e fabricante do iPhone se unem para fornecer tecnologias digitais

Tecnologia | 18/05/2021 | 12h21

Stellantis e fabricante do iPhone se unem para fornecer tecnologias digitais

Com sede na Holanda, a nova empresa se chamará Mobile Drive e também vai oferecer sistemas de conectividade para outras montadoras

REDAÇÃO AB

A Stellantis, o quarto maior grupo automotivo do mundo, e a Foxconn, fabricante do iPhone, anunciaram nesta terça-feira, 18, que vão formar uma empresa para fornecer tecnologia para veículos, com destaque para a conectividade. A joint venture terá 50% de participação de cada companhia e se chamará Mobile Drive, com sede na Holanda.

A Mobile Drive vai operar como um fornecedor tradicional da indústria, comercializando softwares e hardwares para a própria Stellantis, mas também para outras montadoras. Seu foco será em sistemas de infotenimento, plataformas digitais de comunicação veicular e serviços em nuvem.

O presidente mundial do Grupo Stellantis, Carlos Tavares, disse que a parceria com a Foxconn é um dos alicerces do novo plano estratégico, que deve ser divulgado entre o fim deste ano e o início de 2022. "É uma 'obrigação' de nossa direção estratégica futura", disse o CEO. “Por meio dessa joint venture, mudaremos o modo como projetamos nossos carros, o ritmo com o qual fazemos isso e a frequência.”

Young Liu, presidente da Foxconn, disse que os veículos do futuro serão definidos pelo software. "Os clientes de hoje e os de amanhã pedem e esperam soluções mais criativas e baseadas em softwares, soluções que permitam conectar motoristas e passageiros, dentro e fora do veículo. A Mobile Drive pretende superar essas expectativas graças ao envolvimento dos times de design e engenharia de software e hardware", explicou.

A parceria, no entanto, frustrou os analistas do setor, que esperavam planos mais ousados em direção à eletrificação. Essa expectativa se devia ao anúncio que a então FCA (que se fundiu à PSA para formar a atual Stellantis) fez no ano passado, de que estava nos planos da empresa uma joint venture com a Hon Hai Precision, controladora da Foxconn, para produzir carros elétricos e desenvolver tecnologia para veículos conectados na China. Seria uma maneira para a montadora começar a aumentar sua participação no mercado asiático, que hoje responde por apenas 3% da sua receita.



Tags: Stellantis, Foxconn, tecnologia, digitalização, conectividade, fornecedor.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now