Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat confirma: Pulse é o nome do novo SUV do Argo
Primeiro SUV da Fiat, o Pulse deve ser lançado em agosto

Lançamentos | 02/06/2021 | 11h15

Fiat confirma: Pulse é o nome do novo SUV do Argo

Anúncio foi feito durante transmissão ao vivo pela internet; conheça mais detalhes sobre o carro batizado pelo público em votação on-line

REDAÇÃO AB

Depois de meses de suspense, o nome do novo SUV do Argo foi confirmado pela Fiat nesta quarta-feira, dia 2. O modelo se chamará Pulse, que foi a opção mais votada pelo público depois de uma eleição on-line realizada no site criado especialmente para promover o carro (suv.fiat.com.br).

O mesmo site foi escolhido pela montadora para fazer o anúncio desse batismo, em um evento virtual transmitido ao vivo por Herlander Zola, diretor da Fiat para a América do Sul. Durante a live, o executivo explicou que a escolha final contou com a maioria dos 380 mil votos, durante os 28 dias em que a votação ficou no ar, desbancando as outras duas opções que estavam no páreo. Na eleição pela internet, Pulse recebeu 65% dos votos, seguido por Domo com 25% e Tuo com 10%.

Publicidade



O novo Fiat Pulse, que era chamado internamente de Progetto 363, é o primeiro SUV da marca. Ele tem estilo cupê e foi desenvolvido sobre a base do hatch Argo, porém com modificações suficientes para lhe dar uma personalidade própria. É basicamente a mesma estratégia que a Volkswagen adotou com o SUV Nivus e o hatch Polo.

Para disputar o mesmo público do Nivus, o novo modelo da Fiat vai recorrer a alguns recursos presentes nas novas Strada e Toro. É o caso dos faróis full-LED, ao menos na versão topo de linha. A central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay será outro ponto forte do novato. Ela terá o mesmo sistema Connect Me, com recurso de assistente virtual Alexa e conexão com 4G e internet nativa com Wi-Fi.


O SUV da Fiat teve seu visual revelado durante o programa pay per view do BBB

O Pulse terá o privilégio de estrear o motor 1.0 turbo de 3 cilindros da Fiat, que começa a ser fabricado este ano no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG). Ele é da mesma família do 1.3 turbo de 4 cilindros que acaba de ser lançado nos novos Jeep Compass e Fiat Toro. Fontes do mercado dizem que as versões de entrada do Pulse devem receber o motor 1.3 Firefly, aspirado.

PLATAFORMA APERFEIÇOADA



A Fiat não deu mais detalhes sobre o Pulse, mas já se sabe que suas vendas devem começar em agosto. Fontes dentro da Fiat dizem que seis meses mais tarde, por volta de fevereiro do ano que vem, será lançado um segundo SUV da Fiat baseado nessa mesma plataforma, que é chamado por enquanto de Progetto 376 (leia aqui). Ele terá uma carroceria com linhas mais tradicionais e dimensões próximas às da categoria C (hatch médio), enquanto o Progetto 363 possui o porte de um Argo (categoria B).


Traseira do Fiat Pulse segue o estilo cupê, como no VW Nivus

Embora a plataforma utilizada no Pulse seja a mesma do Argo, ela sofreu várias melhorias a ponto de a Fiat divulgar que ela é “completamente nova” e é a mais moderna já desenvolvida localmente – foi projetada pelas equipes de engenharia da Stellantis da América so Sul.

Batizada de MLA (Modular Architecture), a plataforma ganhou novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico para o SUV, opção de motores turbo e aspirado, novas transmissões, além de uma “exclusiva arquitetura elétrica com suporte a gestão inteligente do uso cada vez mais extenso da eletrônica”, como a central multimídia de última geração e sistemas de auxílio à condução.

JOGADA DE MARKETING



O Fiat Pulse representou também uma inovação como estratégia de marketing dentro da Fiat, não somente porque as informações foram divulgadas a conta-gotas durante meses com direito a um site próprio e uma websérie, mas principalmente pelo seu protagonismo no programa Big Brother Brasil, mesmo quando o modelo ainda não tinha nome nem visual conhecidos.

Por fim, a Fiat surpreendeu quem esperava que ela fosse mostrar o SUV apenas na final do BBB 21, atração da qual a marca é antiga patrocinadora. A montadora acabou se adiantando e resolveu revelar as primeiras imagens completas algumas horas antes da final, durante uma transmissão no canal de assinatura pay per view do BBB.

Após a apresentação do design definitivo no reality show, foi confirmado que o novo carro seria presenteado ao campeão do BBB (título que seria conquistado pela influenciadora digital Juliette Freire) e deram a chance aos finalistas de escolher o nome para o SUV recém-mostrado. Os três optaram por Fiat Pulse, assim como fez também o apresentador Tiago Leifert.

Veja no vídeo abaixo o momento em que o carro é revelado aos finalistas do BBB e todos escolhem o Pulse como nome preferido.



Tags: Fiat, Pulse, Argo, Progetto 363, SUV, cupê, VW, Nivus, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now