Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Tatra apresenta caminhões que serão fabricados no Paraná
Os dois modelos 6x6 vieram da República Tcheca e agora vão rodar o Brasil para demonstração ao mercado

Caminhões e ônibus | 21/06/2021 | 16h49

Tatra apresenta caminhões que serão fabricados no Paraná

Primeira fábrica da marca fora da República Tcheca começa a produzir em setembro, em Ponta Grossa; modelos foram mostrados em evento com o governo paranaense

REDAÇÃO AB

Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que pretende produzir na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6x6 da categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar em setembro.

Os dois caminhões foram apresentados pela empresa na sexta-feira, 18, durante um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.

Publicidade



“São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador Ratinho Junior.

De acordo com o comunicado divulgado pelo governo paranaense (leia aqui), a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.

Segundo a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8x8.

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados.”

Além dessas áreas de atuação, a Tatra também prevê fornecer veículos para o setor militar e de defesa. Além de atender o mercado interno, a produção nacional também se destinará à exportação, especialmente para os países da América do Sul e da África.

A Tatra é uma marca tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel em 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar nos caminhões.


O governador do Paraná, Ratinho Junior, foi apresentado pela TatraBras aos novos caminhões da empresa



Tags: Tatra, TatraBras, Rui Lemes, Ponta Grossa, Paraná, off-road, 6x6, 8x8, República Tcheca, .

Comentários

  • JOAOEVANGELISTA PICANCO ALVES

    BomDia. Qual o valor medio desses caminhoes

  • LuizCarlos Bispo

    Muitobom; ter uma empresa neste seguimto diferenciado no Brasil!

  • MARIORICARDO BARREIROS

    DEPOISQUE LI A REPORTAGEM, AT? QUE FIQUEI ENTUSIASMADO, POREM FÁBRICA NÃO EXISTE EXECUTAR UM PRODUTO EM SISTEMA DE CKD!!!! TEM QUE PRODUZIR MOTOR, PÉÇAS, ETC ALEM DE FORNECEDORES LOCAIS. AS AUTORIDADES DEVEM EXIGIR A PRODUÇÃO LOCAL DE INSUMOS E TODO OS CONTEÚDOS NO BRASIL ENTÃO NÃO É FABRICA É TAPIAÇÃO !! SEMPRE TRABALHEI COM INDUSTRIA E NÃO DÁ PRA ENTENDER ESTE EMBROLHO!!

  • Eliseo

    Oscaminhões dos Lança Foguetes Astros são da Trata do Exército, os motores que equipam os caminhão são Packard, mesmo da DAF, que tem rede revendas e assistência pelo Brasil. É considerado o melhor caminhão 6x6 e 8x8 do mundo. E para setor madeireiro, mineração e cana. coisa boa.

  • Gilvan

    Sómontagem. Nada de tecnologia brasileira. Só mais um pedaço da colônia Brasilis imposta aqui

  • Sérgio

    Umapergunta ao governador, porquê não envia essa montadora para Londrina, porquê só na região metropolitana de Curitiba e Ponta Grossa, temos Cascavel, Maringá e outras cidades no Paraná que poderiam receber mais investimento do ESTADO.

  • Paulopessoa

    Gostariade conhecer a fábrica um dia já que admiro muito a cidade de ponta grossa e adoraria trabalhar numa empresa desse porte para crescer junto como posso enviar um currículo e em qual imail

  • LucianoAparecido Venancio

    Olá,gostaríamos de fazer testes em nossas operações, como e com quem podemos fazer contato?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now