Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Marcopolo apresenta nova linha G8 de ônibus rodoviários
Primeiras unidades do Marcopolo G8 vão começar a sere entregues em agosto

Lançamentos | 21/07/2021 | 12h15

Marcopolo apresenta nova linha G8 de ônibus rodoviários

Mais seguro, moderno e econômico, novo modelo começa a ser entregue em agosto e não vai substituir a atual gama New G7

REDAÇÃO AB

A Marcopolo apresentou sua nova linha de ônibus, denominada Geração 8, na noite de terça-feira, 20, em evento virtual realizado em sua sede, em Caxias do Sul. Disponível nos modelos Viaggio e Paradiso (em suas diferentes versões), a nova carroceria foi desenvolvida para os chassis das principais montadoras, e as primeiras encomendas começam a ser entregues em agosto, segundo a encarroçadora. Durante o evento, aliás, foi confirmado que a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, foi a primeira empresa a adquirir o novo modelo.


Linha G8 da Marcopolo traz estrutura reforçada e materiais mais leves na carroceria

"A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito; um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem", declarou James Bellini, CEO da Marcopolo.



Além do visual renovado – que apresenta melhor aerodinâmica e, consequentemente, menor consumo de combustível –, o Marcopolo G8 se destaca por utilizar componentes feitos de polímeros especiais em partes como para-choques, grade frontal e tampa traseira, por exemplo. A medida permitiu reduzir o uso de fibra de vidro em 80%, o que proporciona maior leveza à carroceria, sem prejudicar a resistência e a absorção de impactos. Com isso, as peças podem ser reparadas ou recicladas com mais facilidade.


Central de controle no painel facilita operação por parte do motorista

De acordo com a fabricante, o Geração 8 também se destaca pelo nível de segurança inédito no País, uma vez que todos os modelos atendem a norma internacional R66.02 para tombamento – incluindo o modelo Paradiso 1800 DD, o que não é exigido no Brasil. A estrutura da carroceria traz um novo conceito em todas as colunas da estrutura, que conferem mais resistência a impactos e ao capotamento. Além disso, as colunas laterais possuem largura 25% maior, assim como o peitoril lateral, que foram elevados em 70 mm para oferecer mais proteção em caso de acidentes e tombamento.

Para o motorista, os veículos da Geração 8 trazem cabine reforçada, que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. Segundo a Marcopolo, foram feitos testes práticos de impacto frontal a 40 km/h, no qual o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Eliminação de pontos cegos, rebaixamento da altura do painel em 70 mm para facilitar a visualização à frente, reposicionamento das colunas dianteiras para melhorar a visão dos retrovisores e porta de acesso com a parte inferior de vidro (para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque) são outras melhorias implantadas no veículo.

TECNOLOGIA EM CONFORTO E SEGURANÇA



O bem-estar do profissional não foi esquecido, e o novo modelo oferece poltrona do motorista mais confortável e ergonômica, além de contar com revestimento de neoprene na região do pescoço para se moldar ao biotipo de cada profissional. O painel possui controles mais acessíveis, com novo conceito de interface de comandos no quadro de controle.

As centrais de controle (Head Unit) da Geração 8 contam com diferentes versões e interfaces gráficas para facilitar a operação. Os modelos trazem telas de alta definição sensíveis ao toque, nos tamanhos de 5 e 10 polegadas, que proporcionam nova experiência de uso pelo motorista no controle das funções do veículo.

Outro destaque é o sistema de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores, item oferecido como opcional que proporciona maior campo de visão mesmo sob condições climáticas adversas, já que o equipamento possui tecnologia de visão noturna.

Por fim, segundo a empresa, a linha New G7 (lançada em 2018 como atualização da gama G7, de 2009) continuará sendo oferecida, além de seguir recebendo atualizações e inovações. "Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados", afirmou Luciano Resner, diretor de operações industriais da Marcopolo.



Tags: Lançamentos, Marcopolo, Geração 8, Viaggio, Paradiso, ônibus rodoviário, James Bellini, Luciano Resner, New G7.

Comentários

  • Orides

    Sógostaria que a reportagem colocassem a faixa de preço dos modelos, seria bem legal até pro consumidor ter uma ideia

  • Marilene

    Temminiatura de ônibus oficial da Marcopolo a venda?

  • AlexandreMarson

    Nãovi ainda o novo g8 LD

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now